Eventos e Notícias

Confira a agenda de eventos e faça a sua programação.

Voltar para últimos eventos e notícias
Smart Living Challenge na América Latina

Em 19/05/14 foi realizado um workshop internacional muito interessante na Escola Politécnica da USP, em parceria com o CISB e a Embaixada da Suécia, na temática de Sustentabilidade em Cidades, com foco em soluções para mobilidade e acessibilidade urbanas.

Tratou-se da primeira edição do Smart Living Challenge na América Latina, uma iniciativa sueca que em 2014 está sendo realizada em 22 cidades no mundo e que resulta em uma competição de inovação aberta, internacional projetada para gerar ideias, oportunidades de projeto e negócios que promovam um estilo de vida sustentável em ambientes urbanos. As ideias podem resultar em produtos, serviços e soluções inteligentes e mais sustentáveis que tornariam mais fácil o convívio nas cidades. O júri irá selecionar 15 ideias e os autores ganharão uma viagem à Suécia, além do suporte para desenvolver e realizar seus projetos inovadores.

O workshop é um evento que pretendeu discutir tópicos relevantes relacionados aos transportes urbanos e catalisar a proposição das ideias. O evento na Escola Politécnica contou com 23 participantes advindos de universidades, empresas prestadoras de serviços, indústria e governo. Teve apresentações na temática de tecnologias da informação aplicadas a transporte (Jesper Rhode, Ericsson), políticas e transporte sustentável (Prof. Orlando Strambi, PTR USP) e soluções tecnológicas para sustentabilidade urbana (Irene Svenson, Johhanesberg Science Park). No período da tarde os participantes trabalharam em grupos para desenvolvimento de ideias segundo metodologia aplicada pela equipe do Smart Living Challenge e por fim fizeram o registro das mesmas em videos de 1 minuto, os quais foram cadastrados na competição internacional de ideias.

A competição estará aberta até 30 de junho de 2014 no endereço http://2014.smartlivingchallenge.com/ideas.