Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Contribuições para a economia e qualidade dos sistemas prediais PDF
    • Aluno: Orestes Marraccini Gonçalves
    • Orientador:
    • Categoria: Livre docência
    • Ano: 1997

    Nosso objetivo, com a elaboração deste texto, é o de sistematizar, de forma conceitual e objetiva, nossa produção acadêmica e profissional na especialidade de Sistemas, visando a apresentar as abordagens que nortearam a nossa atuação na área,baseando-nos não só nas publicações e documentos referenciados no memorial circunstanciado, mas também, em material não publicado, elaborado nas atividades de pesquisa e profissional. No desenvolvimento deste texto pretendemos caracterizar asduas linhas principais de atuação, nas quais os trabalhos foram e estão sendo produzidos, procurando agrupar e sistematizar as atividades e o material referente a cada uma destas linhas. Assim sendo, estamos estruturando o texto conforme aseguinte divisão: - contribuição para a economia dos sistemas prediais; - contribuições para a qualidade dos sistemas prediais. Na linha da economia dos sistemas prediais serão abordados os trabalhos de caráter essencialmente tecnológico incluindo estudos e pesquisas de modelos de demanda de insumos prediais - água e energia, e de modelos de projeto e avaliação de componentes e sistemas prediais inovadores, e os trabalhos de caráter técnico-institucional incluindo a estruturação e implantação de programas de uso racional da água em edifícios. Na linha da qualidade dos sistemas prediais serão abordados os trabalhos de caráter específico à implantação dos sistemas prediais, incluindo estudos e pesquisas de desempenho desistemas, de modelos de||informação e retroalimentação de projeto, e de avaliação durante operação de sistemas prediais; e os trabalhos de caráter técnico-institucional incluindo a estruturação e implantação de programas setoriais da qualidade,que envolvem cadeias produtivas. Passemos a tratar de cada uma das linhas de atuação na especialidade Sistemas Prediais

  • Impermeabilização dos pisos do pavimento-tipo de edifícios PDF
    • Aluno: Julio Cesar Sabadini de Souza
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1997

    O objetivo principal do trabalho é contribuir para a sistematização do processo de desenvolvimento do projeto de impermeabilização dos pisos do pavimento-tipo dos edifícios, apresentando diretrizes para a sua elaboração de maneira coordenada comos demais projetos do edifício. Para isso, inicialmente discute-se os aspectos conceituais utilizados como referência para a elaboração da proposta de projeto. Também caracteriza-se os principais sistemas de impermeabilização empregados nesses pisos apresentandos-se as suas camadas constituintes, os materiais constituintes e o método de execução, como fonte de informações para a elaboração do projeto e como referência acerca da tecnologia de produção destes sistemas. Como parte da proposta de elaboração do projeto de impermeabilização apresenta-se: critérios para a decisão acerca da aplicação ou não da impermeabilização; critérios para a seleção dos sistemas de impermeabilização e, finalmente, diretrizes para a elaboraçãodo projeto coordenado com os demais projetos do edifício. O trabalho conclui pela importância da elaboração de projetos de impermeabilização dos pisos do pavimento-tipo verdadeiramente coordenados com os demais projetos do edifício, como formade se potencializar a obtenção de soluções otimizadas

  • Os padrões de desempenho do uso e ocupação do solo na previsão e controle do adensamento de áreas intra-urbanas PDF
    • Aluno: Vera Lúcia Blat Migliorini
    • Orientador: Rosa Maria Torres do Valle
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1997

    Esta tese tem como objetivo principal verificar a análise dos padrões de desempenho do uso e ocupação do solo. Permite a avaliação da eficácia de instrumentos urbanísticos destinados ao controle do adensamento de determinada área intra-urbana. Neste sentido são apresentadas algumas recomendações decorrentes de relevantes pesquisas já desenvolvidas ligadas ao tema, bem como procedimentos metodológicos utilizados na determinação de "limiares" a este processo de adensamento, tendo em vista, tanto a capacidade suporte do meio ambiente, quanto dos sistemas de infra-estrutura e serviços urbanos. Os procedimentos metodológicos propostos foram deduzidos de um estudo de caso, cujas características são similares às de outras situações, onde os mesmos também poderão ser utilizados. Estudos deste tipo podem, eventualmente, conduzir ao estabelecimento de um processo de planejamento territorial bem definido e fácil de controlar, compatível com as limitações existentes na maioria das administrações municipais, que não dispõem do auxílio técnico de profissionais especializados

  • Sistemas de recuperação de fissuras da alvenaria de vedação PDF
    • Aluno: Alberto Casado Lordsleem Júnior
    • Orientador: Luiz Sergio Franco
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1997

    Este trabalho tem como objetivo principal propor uma metodologia de avaliação de desempenho quanto à capacidade de deformação de sistemas de recuperação frente às movimentações das fissuras da alvenaria de vedação com revestimentos deargamassa. Inicialmente foram discutidos os principais aspectos relacionados com a fissuração das alvenarias de vedação e com os sistemas empregados na recuperação. A avaliação da capacidade de deformação dos sistemas de recuperação foi realizadaa partir do desenvolvimento de um específico método de ensaio. Este método permitiu determinar tanto as deformações provocadas por tensões de tração como de cisalhamento, responsáveis pela quase totalidade dos casos de fissuração das alvenarias.Foram ensaiados cinco sistemas de recuperação, dos quais três comercializados no mercado nacional e dois propostos pela bibliografia. Destes últimos, com algumas modificações, tiveram origem mais três sistemas de recuperação que também foramavaliados. Para a obtenção de valores de referência, foram ensaiados ainda dois revestimentos, um de gesso e outro de argamassa. O trabalho concluiu pela existência de diferenças significativas de desempenho quanto à capacidade de deformação dos sistemas de recuperação de fissuras avaliados

  • Decidir sobre investimentos no setor da construção civil PDF
    • Aluno: João da Rocha Lima Junior
    • Orientador:
    • Categoria: Livre docência
    • Ano: 1997


Anterior Próximo