Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

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  • Aderência concreto-armadura PDF
    • Aluno: Mário Morio Isa
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1997

    Esta tese propõe-se a estudar o comportamento da aderência entre o concreto e a armadura apresentando as condições superficiais decorrentes da corrosão atmosférica, da corrosão acelerada por corrente elétrica e por cloretos e do reparo por revestimentos catódicos tipo galvânica com veículos orgânico e inorgânico. A aderência da armadura de aço CA - 50A de conformação superficial nervurada ao concreto e à argamassa de reparo é determinada através de ensaios de flexão e de arrancamento sob carregamento monotônico e de curta duração. A análise e interpretação dos resultados permite concluir que a armadura submetida à corrosão atmosférica apresenta praticamente o mesmo comportamento da armadura com carepa delaminação (referência), já às submetidas à corrosão acelerada têm comportamentos significativamente inferioress. As armaduras reparadas pelos revestimentos catódicos tipo galvânica apresentam comportamentos inferiores ao da armadura tratada com jato de areia (referência). A armadura reparada pelo revestimento inorgânico apresenta comportamento superior às protegidas pelos dois revestimentos orgânicos

  • Efeito de substâncias retardadoras de pega nas propriedades do gesso de construção PDF
    • Aluno: Angela Maria Hincapié Henao
    • Orientador: Maria Alba Cincotto
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1997

    O objetivo da pesquisa é estudar o efeito de um grupo de substâncias químicas em algumas propriedades do gesso como: consistência, tempo de pega, calor de hidratação, dureza, resistência à compressão e resistência à flexão, e recomendar o empregode alguns deles com base nos resultados de desempenho e avaliação econômica. As substâncias retardadoras estudadas foram o ácido cítrico, o citrato de sódio, o acetato de amônio, acetato de sódio, bórax, ácido tartárico, hexametafosfato de sódio,fosfato de amônio, fosfato de potássio, caseína, peptona, gelatina e metilcelulose. O efeito dos retardadores na hidratação foi observado usando o aparelho de Vicat e calorimetria. Estudos por difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica devarredura (MEV) foram realizados para completar a interpretação de resultados. As concetrações encontradas que retardam o início de pega fixado em 1 hora foram: 0,03% de ácido cítrico; 0,045% de citrato de sódio; 1,5% de acetato de amônio; 2,0% de acetato de sódio; 0,7% de bórax, 20% de ácido tartárico; 0,25% de hexametafosfato de sódio; 0,40% de fosfato de amônio; 0,25% de fosfato de potássio; 10% de caseína; 0,01% peptona; 1,5% de gelatina. Apresentaram melhor desempenho as misturas com citratos, bórax, fosfatos e peptona, afetando negativamente aspropriedades mecânicas em valores próximos de 10%. Já com o emprego de acetatos, ácido tartárico e gelatina as propriedades mecânicas do material apresentaram quedas entre 40 e 90%. Os||resultados ressaltam a influência das substâncias retardadoras na pega, nas propriedades mecânicas e na microestrutura do material endurecido

  • Metodologia para estruturação de sistemas de informação para projeto dos sistemas hidráulicos prediais PDF
    • Aluno: Simar Vieira de Amorim
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1997

    As falhas nos sistemas Hidráulicos Prediais encontradas em pesquisas pós-ocupação têm sua origem, porcentagem elevada, nos processos de projeto e execução. A bibliografia consultada aponta que muitos problemas que ocorrem na fase de execução derivam de um fluxo de informações inadequado na fase de projeto. Com o objetivo de identificar os principais problemas apontados pelos profissionais que atuam nessa área foram realizadas entrevistas em empresas de São Carlos por exemplificar a situação das cidades de médio porte do interior do estado de São Paulo com rápido processo de verticalização. As edificações abordadas no trabalho são edifícios habitacionais de múltiplos pavimentos. Os profissionais consultados apontaram comoponto principais para a melhoria da qualidade da fase projeto dos Sistemas Hidráulicos Prediais: 1. a necessidade de melhor compatibilização entre os projetos dos diversos sub-sistemas que compõem a edificação e 2. a existência de informações sistematizadas que auxiliem o profissional a melhorar a qualidade das soluções de projeto. Foram, então, estruturadas as informações necessárias para a construção de um Sistema de Informação para projeto dos Sistemas Hidráulicos Prediais com oobjetivo de solucionar as falhas apontadas

  • Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo PDF
    • Aluno: Andrea Piccini
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1997

    Nesse trabalho estuda-se a problematica das habitacoes precarias coletivas de aluguel, corticos localizados nas areas centrais da cidade de sao paulo. Defendemos a tese de que a melhoria das condicoes de vida dos corticos, passa pela acao do municipio. E necessario que a administracao publica municipal se torne o carro chefe assumindo o seu papel de promotor para promover a reestruturacao urbana e renovacao dos corticos do centro da cidade. Salienta-se que essas funcoes da administracao municipal sao justificadas pelo fato de que sem essas acoes desencadeadoras de processos de reestruturacao, o centro da cidade nao voltara a exercer um papel de atracao dos investimentos privados. Investimentos e novos instrumentos urbanisticos, deverao enfatizar a participacao dos setores publicos para reverter o interesse da iniciativa privada na promocao de solucoes que melhorem a qualidade de vida da populacao de menor renda residente nas areas centrais.

  • Concreto projetado como revestimento de túneis PDF
    • Aluno: Giovanni Palermo
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1997

    Este trabalho apresenta os metodos construtivos de tuneis dentro de uma visao critica de margem de seguranca, durabilidade e custo dos revestimentos de concreto. Sao registrados diversos procedimentos normalmente adotados pelos tuneleiros, sendo estes revalidados ou criticados dentro da otica de durabilidade e nivel de estaqueidade minimos necessarios aos tuneis. Detalha cronologicamente o entrosamento entre os engenheiros de tuneis, os geologos e os tecnologistas de concreto, ocorrido nos ultimos 20 anos, que permitiu grandes saltos tecnologicos no setor de construcao de tuneis, tais como, o emprego do concreto convencional e projetado de baixa permeabilidade. Registra os passos pioneiros da engenharia nacional no emprego do concreto projetado como revestimento de tuneis escavados pelo metodo natm em solo. Sob o ponto de vista de durabilidade apresenta analises das metodologias de ensaios e dos seus respectivos limites normalmente especificados, e procede a uma avaliacao comparativa do desempenho de alguns tuneis em operacao. O ganho de conhecimento obtido atraves da consolidacao critica das tecnologias e praticas recomendadas empregadas nestes ultimos 20 anos foram associadas com pesquisa especialmente realizada para identificar novos potenciais do material concreto projetado, que permitiu a formulacao de uma nova proposta de especificacao de concreto para tuneis.


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