Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Parâmetros de controle e dosagem do concreto projetado com fibras de aço PDF
    • Aluno: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1997

    O uso mais intenso do concreto projetado nas últimas décadas, numa variada gama de aplicações, onde se destacam os túneis devido aos grandes volumes empregados e pelo papel insubstituível do material, realçou sua importância técnico-econômica. Neste caso, o material é submetido a um elevado nível de exigências a baixas idades e a longo prazo, ampliadas com as novas técnicas construtivas que elevam a velocidade de escavação, como ocorreu no exterior com a recente introdução do uso das fibras de aço, para atender as exigências de maior tenacidade do concreto projetado como revestimento de túneis. A forma de controle do concreto projetado com fibras de aço (SFRS) ainda não é consensual, como atestam as disparidades entre as normas publicadas em diferentes países. No Brasil, as normas específicas são recentes e escassas, não abrangendo o uso de fibras, o que impossibilitou a definição de parâmetros para a dosagem do SFRS. Para preencher as lacunas de conhecimento deste novo material foi realizado um extenso estudo experimental analisando a precisão dos métodos de ensaio, a metodologia de dosagem do concreto projetado via seca e a correlação entre o teor da fibra e o nível de tenacidade do SFRS, além do efeito nas propriedades, tanto para via seca como para a via úmida.

  • Reciclagem do entulho de construção civil, para utilização como agregado de argamassas e concretos PDF
    • Aluno: Salomon Mony Levy
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1997

    Apresenta-se uma avaliação de desempenho de concretos e argamassas em estado fresco e endurecido, produzidos com agregados reciclados, comparando os dados disponíveis na literatura nacional e estrangeira. Foram coletados uniformizados e moídos em quatro obras da capital de São Paulo os 2 componentes, argamassa endurecida e bloco cerâmico, encontrados em maior proporção no entulho de construção civil. Estes componentes levados ao laboratório foram misturados entre si em diferentes proporções para obtenção de quatro diferentes tipos de entulho reciclado, utilizado no preparo e avaliação de argamassas em princípio destinadas à revestimento. Os resultados obtidos demonstram: a) materiais cerâmicos reciclados (finalmente moídos) são tecnicamente apropriados para utilização em argamassas; b) as propriedades mecânicas das argamassas apresentam grande incremento em função do teor de materiais cerâmicos existentes em sua composição; c) o incremento nas propriedades mecânicas, possivelmente ocorre em razão de um po.

  • Aderência de argamassas a base de cimento Portland a substratos porosos PDF
    • Aluno: Helena Carasek
    • Orientador: Joao Gaspar Djanikian
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    Aderência de argamassas a base de cimento Portland aplicadas sobre substratos porosos, a saber, sobre as unidades de alvenaria. Trata-se de um trabalho eminentemente experimental, com o objetivo de avaliar a natureza da ligação e os fatores, relacionados com os materiais, que exercem influência na aderência. Foram avaliados aspectos relacionados com a resistência de aderência, através de ensaio de resistência de aderência à tração; com a extensão de aderência, através de observações por meio de lupa estereoscópica; e com a microestrutura da interface argamassa/substrato, através de microscópio eletrônico de varredura. As variáveis experimentais estudadas foram: 6 tipos de unidades de alvenaria; 6 traços de argamassa e 3 teores de umidade do substrato. Como resultado foi constatado, empregando critérios estatísticos, o efeito significativo na resistência de aderência dos 3 fatores testados, tanto individualmente, quanto das interações entre os fatores, ressaltando assim um efeito sinérgico. O fator individual de maior influência na aderência é o tipo de argamassa, sendo o teor de cimento o aspecto que melhor explica as variações na resistência de aderência. Em geral os substratos secos resultaram nos mais altos valores de resistência de aderência, tendo tais valores decrescidos à medida que foi aumentado o teor de umidade, porém com uma melhoria da extensão de aderência.

  • Contribuição a avaliação da qualidade de laboratórios brasileiros de ensaios para construção civil PDF
    • Aluno: Cleusa Maria Rossetto
    • Orientador: Selmo Chapira Kuperman
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1996

    Uma das estrategias do gerenciamento da qualidade, em uma cadeia produtiva da industria da construcao civil e a garantia da qualidade de seus fornecedores. Organizacoes fornecedoras de servicos tecnologicos, atraves de seus laboratorios de ensaios, geram informacoes que permitem a otimizacao para a qualidade, com consequente reducao de custos dos produtos e da construcao. Isso confere aos laboratorios de ensaios forte influencia sobre a qualidade dos empreendimentos. Fatores como a velocidade das alteracoes necessarias ao desenvolvimento tecnologico da industria da construcao e o atendimento as necessidades do cliente abrem espaco a uma reflexao sobre estas organizacoes quanto ao desempenho de seus laboratorios: credibilidade, atendimento a principios metrologicos, compatibilidade de resultados, seus proprios procedimentos de gerenciamento para garantia da qualidade, etc. Visando fomentar o setor da industria da construcao civil - edificios, com dados minimos para a tomada de qualquer decisao voltada ao gerenciamento da qualidade, este estudo explora as atividades laboratoriais de duas formas: analise de outros estudos realizados por terceiros nos ultimos 12 anos e levantamento macroscopico de campo, a nivel nacional, quanto ao grau de conscientizacao para a qualidade, atraves de questionario especifico.

  • Metodologia de seleção tecnológica na produção de edificações com o emprego do conceito de custos ao longo da vida útil PDF
    • Aluno: Maria Angelica Covelo Silva
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    A selecao de alternativas tecnologicas para a concepcao e desenvolvimento de empreendimentos de edificacoes tem se colocado como um processo decisorio de complexidade crescente para agentes promotores, projetistas e contratantes de obras. Fatores de multiplas naturezas estao presentes na analise para tomada de decisao quanto a escolha de materiais, componentes, subsistemas e sistemas construtivos a serem empregados para a producao de edificios. Paralelamente, a propria evolucao do conhecimento tecnologico e as transformacoes no cenario competitivo da industria da construcao civil em toda a cadeia produtiva levam a um aumento do numero de alternativas disponiveis e acessiveis aos tomadores de decisao. Inserindo a tecnologia numa logica de competicao e caracterizando o processo de selecao tecnologica como um elemento do sistema de gestao da qualidade na etapa de desenvolvimento do produto-edificio, foram identificadas as variaveis envolvidas no processo decisorio. O objetivo central foi desenvolver um modelo de apoio a decisao com abordagens ate entao nao incorporadas a producao de edificacoes, porem desejaveis face as necessidades de todos os agentes intervenientes.


Anterior Próximo