Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Análise de riscos do investimento em Shopping Centers PDF
    • Aluno: Eliane Monetti
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    Shopping Centers são empreendimentos que exigem decisões de investimento tomadas mediante expectativas construídas para horizontes de longo prazo. Assim, é necessário que, no momento da decisão, os empreendedores estejam munidos de informações sobre resultados que seriam alcançados quando a realidade se afastar das condições previstas nos cenários das simulações. Essas informações constituem a análise de riscos do empreendimento e a proposta desta tese compreende uma rotina para sua execução, destacando as variáveis que exercem maior influência nos resultados, com o objetivo de serem submetidas a continuadas avaliações por parte do investidor, durante a implantação e operação do empreendimento. A aplicação da rotina a um protótipo, cujo modelo de comportamento pode ser estendido a um amplo espectro desses empreendimentos, segundo os parâmetros do setor no Brasil, resulta que investir em Shopping Centers é uma atividade de baixo risco, sendo que a maior sensibilidade dos resultados é derivada de desvios nas variáveis de mercado.

  • Diretrizes para garantia da qualidade do projeto na produção de edifícios habitacionais PDF
    • Aluno: Celso Carlos Novaes
    • Orientador: Luiz Sergio Franco
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    Este trabalho tem como objetivo propor diretrizes para a melhoria da qualidade do processo de projeto, assim como identificar instrumentos de controle e garantia da qualidade dos projetos, aplicaveis nas etapas e respectivas fases que compoem o processo construtivo. No setor da construcao de edificios habitacionais tem sido majoritario o emprego de processos construtivos tradicionais, aos quais, as empresas construtoras, inseridas em mercados crescentemente competitivos, vem gradativamente incorporando racionalizacao construtiva, com vistas a obtencao de melhores resultados para seus produtos e processos, em termos de prazos, custos e qualidade. Nesse contexto, amplia-se o reconhecimento da importancia dos projetos, tendo presente o papel desempenhado pelos mesmos, na representacao grafico-descritiva do produto e na especificacao dos meios necessarios a producao. Porem, em face da heterogeneidade tecnologica, organizacional e produtiva presente neste setor, e ainda incipiente o emprego de procedimentos relativos a melhoria da construtibilidade dos projetos ou ao efetivo gerenciamento do processo de projeto. As diretrizes e os instrumentos sao identificados e propostos em uma perspectiva de desenvolvimento tecnologico e organizacional para o setor, no sentido da ampliacao dos niveis da qualidade dos produtos finais e da eficiencia produtiva.

  • Gerenciamento de empreendimentos na construção civil PDF
    • Aluno: José Francisco Pontes Assumpção
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    As decisoes sobre empreendimentos de construcao civil - edificios residenciais e comerciais para producao e venda em mercado aberto - sao tomadas mediante cenarios de longo prazo, compativeis com os ciclos de producao e de comercializacao destes empreendimentos, fato que potencializa os riscos associados a estas decisoes. Esta situacao leva a necessidade de se operar com instrumentos de planejamento que permitam avaliar o comportamento das principais variaveis de resultado do empreendimento, em todas as fases de seu ciclo de vida. Entre estas variaveis estao as que dependem diretamente das estrategias de producao, como os custos de producao e sua distribuicao no tempo. Dentro deste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento e aplicacao de modelo para planejamento operacional de edificios de multiplos pavimentos, voltado para simular estrategias de producao. O modelo e estruturado atraves de rede de precedencias, utilizando-se principios da programacao atraves de linhas de balanceamento. E formulado para operar atraves de sistemas informatizados abertos, de uso corrente dos profissionais de planejamento. Embora desenvolvido no ambito do planejamento operacional, o modelo subsidia tambem decisoes tomadas no ambiente da empresa e dos empreendimentos, atraves da geracao de informacoes sobre o comportamento das principais variaveis de producao.

  • Metodologia para implantação de tecnologias construtivas racionalizadas na produção de edifícios PDF
    • Aluno: Mercia Maria Semensato Bottura de Barros
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1996

    Metodologia para implantação de tecnologias construtivas racionalizadas na produção de edifícios pelo processo construtivo tradicional, objetivando a evolução tecnológica do processo de produção. Inicialmente, os conceitos relacionados ao desenvolvimento e a implantação de tecnologias construtivas racionalizadas são apresentados e discutidos. Na seqüência, discutem-se as estratégias que as empresas tem utilizado para atuarem num mercado altamente competitivo. E, completando os fundamentos do trabalho, apresentam-se e analisam-se os modelos para implantação de inovações tecnológicas na indústria seriada e da construção civil. A partir desse quadro referencial, propõe-se uma metodologia para implantação de tecnologias construtivas racionalizadas, fundamentada em um conjunto de diretrizes balizadoras e numa estratégia de ação. As diretrizes contemplam a organização da empresa, o processo de projeto, a documentação, os recursos humanos e o controle do processo de produção; enquanto a estratégia de ação contém uma sugestão de como conduzir o processo de implantação no interior da organização. Finalmente, realiza-se uma análise das ações de empresas de construção ao introduzirem mudanças tecnológicas na construção de edifícios, concluindo-se pela importância de se empregar uma adequada metodologia para a condução do processo de implantação de tecnologias construtivas racionalizadas.

  • Projeto para producao das lajes racionalizadas de concreto armado de edificios PDF
    • Aluno: Ana Lúcia Rocha de Souza
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1996

    O trabalho analisa e sistematiza a tecnologia de producao das lajes de concreto armado de edificios e estabelece o conteudo basico para a elaboracao do projeto para producao correspondente, com base em principios de racionalizacao construtiva e construtibilidade. Inicialmente, apresenta-se o conceito da qualidade, sua evolucao e seus reflexos no cenario atual da construcao civil, em que se observa a crescente preocupacao das empresas construtoras em melhorar a qualidade e reduzir custos, gerando novas tendencias com relacao ao desenvolvimento do projeto. E proposta uma classificacao para as lajes estruturais quanto ao seu padrao de acabamento e grau de industrializacao e sao discutidas as caracteristicas do processo de execucao das mesmas, desde a montagem da forma ate o processo de cura. Sao ilustrados os equipamentos e acessorios utilizados na execucao racionalizada das lajes, sendo apresentadas e discutidas as acoes de racionalizacao adotadas pelas empresas visitadas. Conclui-se que a construcao civil esta assimilando conceitos de outros segmentos industriais, relacionados a organizacao da producao, principalmente com relacao ao projeto, que passa a ter uma relacao cada vez mais estreita com a execucao, atraves do projeto para producao


Anterior Próximo