Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Cimentos de escória ativada com silicatos de sódio PDF
    • Aluno: Vanderley Moacyr John
    • Orientador: Maria Alba Cincotto
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1995

    Os cimentos de escória apresentam boas possibilidades de mercado, especialmente em aplicações em que o cimento Portland não possa ser utilizado ou onde o seu uso provoque uma elevação dos custos. A confecção de matrizes para fibras sensíveis aos álcalis e a produção de cimentos com baixo calor de hidratação são exemplos. Neste trabalho, a escória foi ativada com silicato de sódio e cal hidratada. O ativador foi formulado de maneira a proporcionar teores de Na?O de 2,5% e 5%, SiO? de 0% a 14,8% e Ca(OH)? de 0%, 2,5% e 5%. O aumento dos teores de Na?O e de SiO?, dentro de determinados limites, propicia um notável crescimento da resistência à compressão. Este crescimento da resistência está associado a uma diminuição da porosidade, para um mesmo fator/água aglomerante. Certamente a diminuição da porosidade é devida a um menor grau de organização cristalina dos produtos hidratados, decorrente do aumento da velocidade de precipitação de hidratados e de gel de N-C-S-H. A adição de Ca(OH)? diminui a velocidade de perda da trabalhabilidade. Os cimentos de escória ativada com silicatos de sódio podem apresentar resistência à compressão de até 100 MPa, superior à dos cimentos Portland, com calor de hidratação da mesma ordem de grandeza. A velocidade de carbonatação destes cimentos é equivalente a dos cimentos Portland de mesma resistência. No entanto, estes cimentos apresentam maior retração hidráulica.

  • Metodologia para selecao de tecnologias apropriadas para provimento de bens e servicos habitacionais em areas peri-urbanas PDF
    • Aluno: Marcos Jorge Almeida Santana
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1995

    Este trabalho apresenta uma metodologia para selecao de tecnologias apropriadas para provimento de bens e servicos habitacionais em areas peri-urbanas. A metodologia baseia-se em avaliacoes de projetos de saneamento ambiental em nove bairros de salvador. O metodo visa contribuir para o estabelcimento de diretrizes e de mecanismos para melhorar as condicoes habitacionais da populacao de baixa-renda com a participacao da propria comunidade no processo de selecao, instalacao e manutencao de bens e servicos habitacionais. A tese implica em uma modificacao da pratica atual de implantacao de acoes que envolvem governo, tecnicos e comunidade. A metodologia e constituida de eventos encadeados cronologicamente com estagios iterativos que sao agrupados em fases e etapas de caracteristicas distintas, nas quais sao identificadas as diversas situacoes problema de uma determinada comunicade. Um comite gestor conjunto e, nesta tese, o agente, fundamental, processador de desenvolvimento habitacional comunitario. A integracao dos diversos agentes, modificando linguagens condutas e valores amplamente arraigados, possibilitara a definicao de acoes mais consentaneas com a realidade local para transformacao da situacao existente.

  • Tecnologia de producao de revestimentos de fachadas de edificios com placas petreas PDF
    • Aluno: Eleana Patta Flain
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1995

    No brasil, em particular na cidade de sao paulo, o emprego e principalmente os estudos de revestimentos petreos em edificios de multiplos pavimentos, sobretudo em fachadas, ainda esta em fase inicial em relacao aos paises estrangeiros, como eua, canada, alemanha, franca, inglaterra e japao, entre outros. Nota-se que esse tipo de revestimento apresenta, frequentemente, inumeros problemas patologicos, desde os mais simples como eflorescencias ou pequenas fissuras superificiais, ate os mais complexos, como o destacamento das placas. Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, nesta dissertacao, fez-se uma analise das bibliografias (nacionais e estrangeiras) disponiveis sobre o assunto. Realizou-se conjuntamente com o levantamento bibliografico, visitas a canteiros de obras na cidade de sao paulo, a fim de estabelecer-se um paralelo entre as tecnicas recomendadas nas bibliografias consultadas com aquelas normalmente utilizadas na construcao de edificios. Com base na pesquisa bibliografica e nas visitas realizadas, mostra-se a importancia do conhecimento tecnico para o desenvolvimento de um projeto de revestimentos petreos. Alem disso, apresenta-se algumas diretrizes que poderao auxiliar na elaboracao de projetos e adocao dos procedimentos de execucao de revestimentos petreos de modo a atender os requisitos de desempenho, assegurando niveis de qualidade satisfatorios

  • Aplicação de novas tecnologias no ensino e aplicação do desenho PDF
    • Aluno: Helena Britto Passos Gerson
    • Orientador: Sergio Ferraz Gontijo de Carvalho
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1995

    Nesta dissertacao, estudou-se a transicao do desenho convencional para o desenho auxiliado por computador, e suas implicacoes no ensino do desenho para engenheiros. Apresentou-se os fundamentos basicos do modelamento de solidos, por se tratar do conhecimento necessario para o entendimento de como geometrias tridimensionais sao descritas no computador. Elaborou-se uma pesquisa, aplicada em empresas, sobre o processo de informatizacao do desenho. Verificou-se que as empresas tem implantado sistemas cad e que a previsao e de, num futuro proximo, todo o desenho estar informatizado. Analisou-se as dificuldades para a transicao do ensino do desenho e concluiu-se que essas dificuldades se concentram na adaptacao dos professores, habituacao dos alunos e aquisicao de equipamentos. Encerrou-se o trabalho atraves da proposta de um novo curso de desenho elaborado a partir da analise de curriculos existentes e das informacoes aqui coletadas.

  • Gesso de construcao PDF
    • Aluno: Alexandre Magno Nogueira Dias
    • Orientador: Maria Alba Cincotto
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1994

    Visa parte do conhecimento tecnologico do gesso de construcao nacional e de sua aplicacao como revestimento interno de paredes e tetos, a fim de contribuir de maneira efetiva, no conjunto das atividades da construcao de edificios. Do desenvolvimento deste trabalho, foram caracterizadas duas amostras de gesso de construcao, na forma de po, pasta e argamassa; fez-se um levantamento de dados praticos junto a profissionais ligados a este setor da construcao civil, resultando na elaboracao, aplicacao e avaliacao de uma pesquisa sobre a producao de revestimento a base de gesso, realizada em quinze obras habitacionais em andamento nas regioes sul, sudeste, centro-oeste e norte do pais. A partir dos dados obtidos foi possivel, a realizacao de uma bateria especifica de ensaios, visando uma avaliacao da influencia do teor de areia e da relacao agua/gesso nas misturas e na caracterizacao do revestimento, a partir da escolha de uma das amostras, aplicada como pasta e argamassa. Conclui-se pela necessidade da producao de varios tipos de gesso de construcao, a fim de se poder atender as exigencias do mercado construtivo, e, pela importancia da elaboracao de cadernos de especificacao de projetos e manuais de execucao do revestimento, tendo como objetivo precipuo, acoes organizadas, concepcao e execucao adequada, incrementando a produtividade, a nivel da qualidade requerida ao menor custo.


Anterior Próximo