Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Urbanizacao de favelas em diadema, no periodo de 1983 a 1988 PDF
    • Aluno: Marco Antonio Plácido de Almeida
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1994

    O objetivo deste trabalho e relatar as principais caracteristicas das intervencoes realizadas pela prefeitura municipal de diadema, no periodo de 1983 a 1988, em cinquenta e uma areas publicas ocupadas por assentamentos habitacionais subnormais, cuja questao fundiaria foi regularizada nesse periodo. Sao identificadas todas as etapas do programa de urbanizacao, as obras de infra-estrutura e os servicos urbanos implantados, a remocao das favelas localizadas em areas de risco, assim como a participacao da populacao moradora nas favelas no processo de urbanizacao. Sao apresentados tambem os procedimentos administrativos e cartorarios adotados para a regularizacao fundiaria das areas urbanizadas. O estudo aborda ainda algumas das condicoes sociais, politicas e institucionais em que se desenvolveram os trabalhos

  • Aspectos estruturais da forma urbana PDF
    • Aluno: Edson Leite Ribeiro
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1994

    Com o objetivo de atualizar e contribuir para o planejamento urbano, no momento presente, analisou-se, neste trabalho as influencias que as diferentes formas e detalhes do urbano podem causar na qualidade do ar, seja pelo aspecto da geracao, seja pela influencia na capacidade local de dispersao; ou seja ainda na ampliacao ou mitigacao dos impactos receptivos, de natureza fisica ou de natureza psicologica ou comportamental. Utilizou-se metodos diferenciados para cada fase: a) para o estudo das influencias do urbano sobre a geracao buscou-se avaliar os fluxos de deslocamento intra urbano, e especialmente os fatores urbanos que induziam ao uso do automovel; b) para o estudo das influencias sobre a dispersao e transporte utilizou-se da climatologia urbana e do estudo de caso especifico onde foram analisadas algumas areas amostrais, quantificados alguns aspectos do seu cenario urbano e relacionada com series historicas de dados de ventilacao e de concentracao de poluentes verificados no sentido de se detectar fatores mais influentes; e c) avaliacao da percepcao coletiva do problema: aspectos fisicos e psicologico-comportamentais (behaviorista), cuja importancia na realimentacao das tendencias de estruturacao urbana e notavel.

  • Avaliacao do desempenho de revestimentos para protecao da armadura contra a corrosao atraves de tecnicas eletroquimicas PDF
    • Aluno: Enio José Pazini Figueiredo
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1994

    Apresenta uma serie de fatores relacionados com o meio ambiente e com as caracteristicas do concreto que determinam a velocidade com que avancam as frentes de carbonatacao e de alcance de ions cloreto. Discute a forma como alguns desses fatores podem controlar a cinetica da corrosao. Ainda na revisao bibliografica, sao apresentadas as tecnicas eletroquimicas que vem sendo empregadas para o estudo da corrosao da armadura do concreto, tanto em nivel de laboratorio, como in situ. Sao apresentadas as caracteristicas dos revestimentos destinados para protecao da armadura, bem como uma discussao sobre mecanismos de protecao envolvidos. Detalha a metodologia experimental adotada para avaliar a capacidade dos revestimentos em restabelecer e manter protegida a armadura apos a realizacao de um reparo. O desempenho dos revestimentos foi avaliado em argamassa carbonatada e com cloretos, tendo sido aplicados tanto sobre armaduras limpas, quanto oxidadas. Os resultados obtidos nestas condicoes foram comparados com o comportamento de armaduras embebidas em uma argamassa de referencia. A intensidade de corrosao, obtida ataves da tecnica de resistencia de polarizacao, o potencial de corrosao, a resistencia ohmica e a variacao de peso dos corpos-de-prova, foram registrados ao longo de todos os ensaios de desempenho. A tecnica de impedancia foi empregada como tecnica complementar de avaliacao.

  • Reivindicações em contratos de empreitada no Brasil PDF
    • Aluno: Veronica de Andrade Pedrosa
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1994

    Ao longo do desenvolvimento de diferentes obras, e frequente a ocorrencia de eventos que modificam as condicoes pactuadas pelas partes na assinatura do contrato de empreitada. A reivindicacao surge a partir da necessidade de renegociacao dos contratos, com o fim de adequa-los a uma nova realidade fatica. Em diversas situacoes, o contratado se ve face a face com a necessidade de solicitar extensao de prazo ou compensacao por custos adicionais ou ambos. Em uma obra, por mais bem redigido e equitativo que seja o contrato, por melhor que sejam elaborados os projetos e por mais explicitas que sejam as especificacoes, poderao haver motivos para se fazer reivindicacoes. Dessa maneira, a reivindicacao passa a fazer parte da industria da construcao. A reivindicacao visa restabelecer o equilibrio economico-financeiro pactuado na assinatura do contrato que se ve rompido no decorrer da obra. Esse trabalho analisa as causas mais comuns de reivindicacoes, as fases em que se deve preveni-las e documenta-las, bem como pode ser feita sua apresentacao e negociacao. Finalmente, propoe a utilizacao da arbitragem para sua resolucao.

  • Politica habitacional brasileira e a expectativa de produtividade do capital na producao de unidades habitacionais PDF
    • Aluno: Eduardo Piza Pereira Gomes
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Esta dissertacao versa sobre a renda gerada pelos empreendimentos habitacionais e sobre a distribuicao desta na sociedade. Ela tem por meta a formulacao de um novo juizo para a politica habitacional brasileira. No desenvolvimento do seu conteudo sao expostos inicialmente, os conceitos basicos para a compreensao do assunto. Os fatores que influenciam as decisoes publicas e privadas de empreender, no campo da habitacao sao identificados no capitulo 1. Este inclui uma exposicao superficial das duas principais formas de intervencao estatal: a social-democrata e a liberal. A experiencia brasileira, retratada no capitulo 2, em uma perspectiva critica, e centrada nos efeitos que resultaram das bases da politica habitacional estabelecida em 1964 e que hoje, ao menos teoricamente, mantem-se em vigor. O capitulo 2 inclui uma descricao historica cobrindo, ate mesmo, o periodo anterior ao surgimento do mercado habitacional, por volta de 1890. Ela visou a chamar a atencao para o desenvolvimento do carater social, nas varias classes sociais da sociedade brasileira, culminando, hoje, nas correntes que apresentam alternativas diferentes para a intervencao estatal. O capitulo 3, finalmente, oferece para discussao, em decorrencia do conteudo desenvolvido, um novo juizo para a formulacao da politica habitacional brasileira.


Anterior Próximo