Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Construção habitacional por mutirão PDF
    • Aluno: Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    O trabalho aborda uma alternativa para provimento de habitação para populações de baixa renda, que é a baseada na construção habitacional por ajuda-mútua ou mutirão. São abordados aspectos de caracterização geral, gerenciamento das obras e custos dos empreendimentos. Os empreendimentos analisados referem-se a programas implementados durante a década de 80 por prefeituras e agentes estaduais e federais, e também experiências em andamento no município de São Paulo, com mutirões geridos por associações comunitárias. Conclui-se pela importância dessa alternativa dentro do contexto da política habitacional brasileira e pela necessidade de continuidade e expansão da mesma, porém em bases conceituais e metodológicas mais sistematizadas, para as quais esse trabalho visa oferecer algumas contribuições.

  • Durabilidade das estruturas de concreto aparente em atmosfera urbana PDF
    • Aluno: Paulo Fernando Araujo da Silva
    • Orientador: Joao Gaspar Djanikian
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Apos a ii guerra mundial houve um grande desenvolvimento do concreto aparente, devido a necessidade de reconstrucao. No brasil a introducao do concreto aparente deveu-se a um desejo de mudanca e evolucao na expressao arquitetonica. No fim da decada de 70 e inicio da de 80, no brasil, o concreto aparente comecou a sofrer muitas criticas. Isto deveu-se a necessidade de recuperacao das obras feitas nas decadas de 50 e 60, por problemas de detalhamento e execucao. Esse trabalho tem como objetivo o estudo do desempenho das estruturas de concreto aparente inseridas em atmosfera urbana, tal como a da cidade de sao paulo. Apresenta-se recomendacoes para execucao de concreto aparente uniforme e duravel. Foram realizadas diversas visitas as obras em concreto aparente em andamento e ja executadas, onde observou-se que as principais patologias existentes sao: carbonatacao, corrosao, envelhecimento das superficies, bolhas, diferencas de tonalidade e ninhos de concretagem (bicheiras). O concreto aparente e uma forma de expressao arquitetonica. Cada projeto exibe uma personalidade propria. Contudo, para a utilizacao do concreto aparente exige-se um conhecimento aprofundado de sua composicao e um dominio perfeito das tecnicas de fabricacao e de seu emprego. O esforco realizado para torna-lo homogeneo e bem executado contribui tambem para sua resistencia e durabilidade.

  • Estudo sobre o dimensionamento de sistemas prediais de drenagem de aguas pluviais de coberturas e pequenas areas pavimentadas PDF
    • Aluno: Cleonice Del Conti
    • Orientador: Moacyr Eduardo Alves da Graca
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Os criterios utilizados para o dimensionamento dos sistemas prediais de drenagem de coberturas e pequenas areas pavimentadas tem evoluido a medida que se tornam conhecidos os fenomenos decorrentes dos escoamentos em seu interior. Estudiosos como wyly; eaton (68), pimenta (52), nogueira (48), may et al. (38) entre outros se dedicaram a este tipo de pesquisa, muitas das quais tem servido de base a normalizacoes. Neste presente trabalho sao apresentados estudos realizados recentemente sobre o escoamento em calhas inclinadas e em nivel, em condutores verticais e em condutores horizontais com o objetivo de verificar a capacidade real destes elementos. As recomendacoes de algumas normas e trabalhos para o dimensionamento das instalacoes prediais de aguas pluviais tambem sao apresentadas. A reuniao destas informacoes em um unico trabalho permite verificar entre os criterios apresentados, aqueles que melhor representam a realidade dos fenomenos, possibilitando o dimensionamento mais adequado destas instalacoes. Apresentamos um estudo abrangendo os fatores determinantes da vazao de projeto: o coeficiente de defluvio, a intensidade de precipitacao e a area de contribuicao. Ressaltamos o desenvolvimento das equacoes de ondas cinematicas a fim de estabelecer expressoes para determinacao do tempo de concentracao de instalacoes do tipo placa/calha.

  • Estudo de fissuras em paredes de tijolos de solo-cimento destinadas a edificacoes habitacionais PDF
    • Aluno: Aurinilce Aparecida Port do Nascimento
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    O solo-cimento tem sido usado em habitacao, no brasil, desde 1945 as vezes sem muito criterio nas tecnicas construtivas. E um material que comprovadamente serve para este fim, e deve ser tratado como qualquer outro material de construcao considerando-se suas propriedades particulares. O cuidado no emprego deste material deve ser tomado logo nas primeiras fases de construcao: planejamento e projeto, assim como na execucao, uso e manutencao. O solo-cimento pode ser utilizado, em habitacao, para execucao de paredes monoliticas, tijolos ou blocos. O tijolo de solo-cimento tem sido preferido pois suas caracteristicas ja se encontram definidas em normas; as paredes monoliticas de solo-cimento, por sua vez, tem sido amplamente empregadas nos estudos efetuados pelo ceped - centro de pesquisas e desenvolvimento da bahia. Em ambos os tipos as fissuras sao frequentes. O objetivo deste trabalho foi o estudo de um conjunto abrangente de procedimentos para, se nao eliminar, ao menos minimizar o aparecimento de fissuras que sao o principal problema em paredes de solo-cimento. Foi feita uma analise das caracteristicas e propriedades do material assim como das tecnicas construtivas para detectar e diagnosticar as principais causas do fenomeno e propor criterios para sua minimizacao e controle.

  • Concreto projetado com adicao de microssilica PDF
    • Aluno: Maristela Gomes da Silva
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Este trabalho pretende avaliar a influencia da adicao de microssilica ao concreto projetado via-seca. O estudo experimental foi subdividido em duas grandes etapas. Na 1a. Etapa definiu-se o teor otimo de microssilica e a microssilica de melhores resultados em ensaios de tempo de pega pelas agulhas de gillmore (astm c-266) em pastas com diferentes cimentos, microssilicas e aditivos e em estudos de evolucao da resistencia a compressao em concretos convencionais. Com base nestes resultados, na 2a. Etapa definiu-se um traco e confeccionou-se placas com concreto projetado. Avaliou-se, entao, algumas propriedades e parametros do concreto projetado com microssilica, com base na determinacao dos indices de consistencia e de reflexao, do fator agua-materiais secos, da evolucao da resistencia a compressao, massa especifica, absorcao, volume de vazios permeaveis e permeabilidade. Constatou-se, que o teor de 8% (em massa) de adicao de microssilica em substituicao ao cimento foi aquele de melhor resultado. Verificou-se, ainda, que esta adicao nao alterou o fator agua/materiais secos, diferente do observado no concreto convencional. Por outro lado, a adicao de microssilica permitiu a reducao dos indices de reflexao, acrescimos nos indices de coesao, diminuicao da absorcao e do volume de vazios permeaveis, alem de verificarem-se acrescimos nas resistencias a compressao iniciais e finais.


Anterior Próximo