Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Metodos de programacao de empreendimentos PDF
    • Aluno: Sérgio Alfredo Rosa da Silva
    • Orientador: Dante Francisco Victorio Guelpa
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    O emprego de metodos de programacao no gerenciamento de empreendimentos da industria da construcao civil tem se tornado cada vez mais evidente. Torna-se necessario uma abordagem deste tema que traga subsidios ao processo de selecao do metodo de programacao a ser empregado no gerenciamento de um dado empreendimento. Com este objetivo foram levantadas as descricoes dos principais metodos de programacao em uso, contemplando seus conceitos basicos e principais caracteristicas. Tambem foram estabelecidos criterios de avaliacao e identificados os pontos fortes e fracos de cada metodo. O ciclo de vida tipico do empreendimento da construcao civil foi analisado e identificadas suas necessidades basicas quanto as informacoes a serem supridas pelo sistema de programacao. Como conclusao, estabeleceram-se correlacoes entre as caracteristicas dos metodos de programacao e as informacoes a serem por eles supridas, assim como recomendacoes quanto ao emprego destes metodos.

  • Sistemas da qualidade PDF
    • Aluno: Flavio Augusto Picchi
    • Orientador: Vahan Agopyan
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1993

    Sistemas da qualidade vem sendo utilizados em empresas do mundo todo, em diversos setores economicos, apoiados na evolucao dos conceitos da qualidade, desenvolvidos em geral na industria de transformacao. E apresentada uma proposta de uso destes conceitos em empresas de construcao de edificios, tendo como base as normas da serie iso/nb 9000, realizando-se adaptacoes que possam trazer maior eficiencia, tendo-se em vista as particularidades do setor. A estrutura de sistema proposta engloba os aspectos de: politica e organizacao, recursos humanos, planejamento e vendas, projeto, suprimentos, execucao, servicos ao cliente e assistencia tecnica. Demonstra-se a aplicabilidade desta proposta, discutindo-se a adequacao da mesma as particularidades da construcao de edificios, e apresentando-se um estudo de caso, onde a mesma foi empregada, parcialmente, em uma empresa de construcao de edificios brasileira de grande porte, trazendo resultados de melhoria da qualidade do produto, aumento de produtividade e diminuicao de desperdicios.

  • Análise de decisões na incerteza aplicada ao planejamento econômico-financeiro na construção civil PDF
    • Aluno: Roberto Sarquis Berte
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Muito se tem escrito sobre análise de decisões em investimento na construção civil sob o aspecto econômico-financeiro. Verifica-se, no entanto, que ainda muitas das decisões sao tomadas sem uma análise adequada. Dois são osmóticos principais: o primeiro e admitir como hipótese que as decisões são tomadas num plano onde a incerteza não existe. O segundo e de que, ao se admitir a incerteza na análise formal do processo decisório acaba-se, muitas vezes, por não levar em consideração as atitudes ou preferências de cada decisor em relação ao risco. O objetivo desta dissertação será abordar a incerteza no processo formal de análise de decisão aplicado ao planejamento econômico-financeiro na construção civil, conduzindo o decisor a escolher melhor os caminhos de alternativas de investimento, utilizando para isto, alguns conceitos fundamentados pela teoria da decisão. Busca-se nesta conceituação além de admitir a incerteza na análise formal do processo decisório, distinguir as diferentes decisões em função das diferenciadas atitudes e preferências dos decisores em relação ao risco na intenção de ter mais alguns elementos de aporte para a tomada de decisão na incerteza aplicada ao planejamento econômico-financeiro na construção civil.

  • Tomada de decisoes estrategicas no segmento de empreendimentos residenciais PDF
    • Aluno: Claudio Tavares de Alencar
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    Este trabalho aborda o processo de tomada de decisao estrategica em empresas que atuam no segmento de empreendimentos residenciais. A decisao estrategica se baseia na geracao de informacoes, que identificam a condicao de utilizacao dos recursos disponiveis a empresa, e de informacoes que relatem a condicao atual e a tendencia de comportamento de determinadas variaveis externas a empresa. A identificacao do perfil de recursos de uma empresa de empreendimentos residenciais expressa a condicao de utilizacao da sua capacidade de producao, de investimento, de endividamento e da estrutura administrativa que da suporte as suas operacoes. A analise da condicao atual e da tendencia de comportamento de variaveis externas a empresa, no segmento de empreendimentos residenciais, contempla: a demanda potencial pelo produto residencial, o volume de recursos disponiveis para financiamento, o nivel de oferta maximo de produtos, a suposta acao da concorrencia no mercado, a caracterizacao da vizinhanca onde possivelmente o empreendimento sera lancado, a expectativa de velocidade de vendas do empreendimento, e consequentemente da taxa de retorno associada a venda, a disponibilidade de areas para o lancamento, e o balizamento do retorno que o produto e capaz de auferir aos clientes que o entendam como um investimento.

  • Alvenaria estrutural nao armada de blocos de concreto PDF
    • Aluno: Jonas Silvestre Medeiros
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1993

    A alvenaria com função estrutural tem sido empregada na construção de edifícios em nosso pais sem o domínio tecnológico necessário ao seu desempenho adequado. Dentre os processos construtivos que empregam a alvenaria como estrutura destaca-se, por suas vantagens, a alvenaria estrutural não armada de blocos de concreto. Para ampliar o conhecimento acerca da fabricação dos blocos de concreto e dos fatores que exercem influencia na resistência a compressão da alvenaria, realizaram-se alguns experimentos práticos, tanto na usina de produção como no laboratório de ensaios. A literatura existente sobre o assunto também foi revista. Os resultados indicaram que a resistência à compressão destes blocos e determinada principalmente pelas variáveis: grau de compactação, consumo de cimento e resistência mecânica dos agregados. O grau de compactação conferido ao material dos blocos de concreto e fundamental para a definição de suas características. Este grau de compactação e função direta da granulométria dos agregados, da umidade da mistura e das condições de moldagem. Os ensaios confirmaram a influencias argamassas e dos blocos no comportamento estrutural da parede submetida a esforços de compressão, permitindo caracterizar este elemento com vistas ao projeto do edifício de alvenaria resistente.


Anterior Próximo