Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Fundamentos para o ensino de engenharia civil PDF
    • Aluno: Idone Bringhenti
    • Orientador: Milton Vargas
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1992

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o currículo e o ensino do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Parte da situação vigente no citado curso (1990) e chega a proposições para o seu aprimoramento. Investiga um conjunto de questões fundamentais, baseando-se, essencialmente, na opinião dos alunos, de uma amostra de professores e de um grupo de engenheiros ex-alunos do curso. Explicita, por fim, que se deve formar um engenheiro capaz de bem realizar os trabalhos que mais comumente ocorrem na prática profissional. E destaca que a divisão estanque entre as diversas ciencias (básicas, basicas de engenharia, aplicadas de engenharia e humanas) que participam na formação do engenheiro, o ensino das matérias básicas, a falta de adequação e a pouca vinculação estabelecida entre a teoria e a prática e a falta de metodologia de ensino por parte dos professores são as causas expoentes dos principais problemas do curso.

  • Determinacao da capacidade resistente do elemento parede de alvenaria armada de blocos de concreto, submetido a esforcos de compressao PDF
    • Aluno: Vitor Levy Castex Aly
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1992

    Os processos construtivos de alvenaria estrutural (nao armada e armada), sao ideais para as condicoes da realidade brasileira, pois absorvem grande quantidade de mao-de-obra nao qualificada, possuem elevado potencial de racionalizacao e nao exigem grandes investimentos e imobilizacao de capital na aquisicao de equipamentos e em plantas industriais, possuem tradicao construtiva no pais demonstrado por um dominio quase que absoluto na construcao de edificios de 4 e 5 pavimentos fazendo com que estes metodos construtivos sejam macicamente utilizados na construcao de conjuntos e unidades habitacionais. Neste trabalho, e estudado o desempenho do elemento parede de alvenaria nao armada, grauteada e armada de blocos de concreto quando submetido a esforcos de compressao. Inicialmente desenvolve-se a caracterizacao do elemento parede de alvenaria e dos fatores intervenientes sua resistencia com base em pesquisa bibliografica. Posteriormente e apresentado o trabalho experimental com os metodos de ensaios desenvolvidos no centro de pesquisa e desenvolvimento em construcao civil da escola politecnica.

  • Considerações sobre algumas propriedades dos concretos celulares espumosos PDF
    • Aluno: Fernando José Teixeira Filho
    • Orientador: Yasuko Tezuka
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1992

    O estudo bibliográfico indicou a necessidade de se conhecer melhor algumas propriedades do concreto celular espumoso, com espuma pré-formada, para a aplicação em paredes de habitações térreas. Com esse propósito são estudadas as relações entre a massa especifica, relação água/cimento, resistência a compressão axial e retração linear. E também avaliada a carbonatação aos noventa dias de idade. As misturas ensaiadas apresentam massas especificas no estado fresco de 1100 kg/'METROS CUBICOS', 1300 kg/'METROS CUBICOS', 1500 kg/'METROS CUBICOS', 1700 kg/'METROS CUBICOS' e 1900 kg/'METROS CUBICOS', com relações água/cimento 0,50, 0,60 e 0,70 (em massa). O consumo de cimento e de 400 kg/'METROS CUBICOS'.

  • Cobertura em argamassa armada PDF
    • Aluno: Osny Pellegrino Ferreira
    • Orientador: Joao Bento de Hanai
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 1992

    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma cobertura para habitacoes de interesse social, utilizando-se componentes pre-moldados de argamassa armada com solucao alternativa as formas tradicionais de cobertura, que empregam telhas ceramicas ou chapas de cimento amianto. Tecnicas especificas e metodos mecanizados foram desenvolvidos e analisados durante a producao das pecas, visando a minoracao da mao-de-obra normalmente empregada em usinas de pre-fabricados de argamassa armada. Novos materiais, como o latex de estireno-butadieno, foram adicionados a argamassa usada nas telhas, para a melhoria do seu comportamento com referencia a fissuracao e ao desempenho quanto a carbonatacao. Os resultados das pesquisas abrangendo o estudo dos materiais e das tecnicas de execucao, o comportamento estrutural da telha e o desempenho termico da cobertura, permitem concluir que a argamassa armada apresenta um elevado potencial para a utilizacao em coberturas para moradias de interesse social

  • Contratacao de gerenciamento na construcao civil PDF
    • Aluno: Gilberto Ricardo Schweder
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 1992

    A construcao civil constitui um dos processos produtivos de mais alto risco. O grande numero de variaveis internas e externas inter-dependentes e a elevada sensibilidade dos resultados do setor a qualquer variacao no seu ambiente, tornam a estruturacao do processo gerencial do setor extremamente importante. O objetico deste trabalho e discutir a contratacao do gerenciamento na construcao civil, intersecoes e relacoes existentes, contribuindo assim para a sistematizacao de conceitos e para cobrir lacunas relacionadas com a estruturacao do processo gerencial do setor, sem pretensao de estabelecer normas e procedimentos para as empresas, ou para relacoes entre as organizacoes participantes do processo


Anterior Próximo