Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Manutenção baseada em condição aplicada a um sistema de ar condicionado como requisito para sustentabilidade de edifício de escritórios PDF
    • Aluno: Marcos Maran
    • Orientador: Racine Tadeu Araujo Prado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    O impacto do Homem sobre a Terra, desde a extração intensiva dos recursos da natureza, extinção das espécies, emissões para o ar e água, consumo de energia e água até as mudanças climáticas do planeta, exigem medidas de contenção e preservação do meio ambiente. O futuro da humanidade é questionado e algo deve ser feito. Nesse contexto surge o conceito de desenvolvimento sustentável. Responsável pelo consumo de 40 a 50% da matéria-prima mundial, 12% da água e 40% das emissões de gases de efeito estufa, a indústria da construção possui importante papel na mitigação dos efeitos nocivos para o meio ambiente e capacidade de atingir altos índices de sustentabilidade. Dentro do ciclo de vida de uma edificação, a fase de Operação/Uso provoca grandes consequências ao meio ambiente e oferece grandes oportunidades de redução dos efeitos adversos. Nessa fase as atividades de manutenção predial acabam por ter seu valor reconhecido. As diversas estratégias de manutenção, em especial a manutenção preventiva baseada em condição, colaboram efetivamente para a durabilidade, desempenho e função da edificação e seus sistemas prediais. Procedimentos de manutenção estão associados à baixa qualidade do ar. A manutenção de sistemas de ar condicionado tem especial destaque devido às consequências para a saúde, bem-estar e produtividade dos ocupantes do edifício.

  • Recuperação de cortiços na área central da cidade de São Paulo PDF
    • Aluno: Alonso Antonio López Silva
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    O governo municipal de São Paulo elaborou um programa para recuperar aproximadamente 1.000 cortiços destinados ao aluguel de cômodos para a população de baixa renda na região central. Tais imóveis caracterizam-se pelas más condições de habitabilidade decorrentes da superlotação de pessoas e da degradação geral dos ambientes internos que ocorrem no âmbito de uma negociação informal da locação residencial. Esta dissertação relata as atividades desenvolvidas pelo poder público no período de 2005 a 2010, que promoveram melhorias na qualidade de vida de moradores de cortiços através da fiscalização das condições de habitabilidade desses imóveis. Outrossim, analisa a aplicação da legislação que rege tais iniciativas, apresentando recomendações de revisão dessa legislação, como meio de contribuição para o aperfeiçoamento dos instrumentos de recuperação dessas habitações precárias.

  • Utilização de métodos não destrutivos e semi destrutivos na avaliação de pontes de concreto PDF
    • Aluno: Melquiades Hermógenes Choquepuma Sahuinco
    • Orientador: Túlio Nogueira Bittencourt
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    As estruturas de concreto, especialmente as pontes de concreto, estão sujeitas a um conjunto de ações que leva ao seu envelhecimento, devido aos processos de deterioração, muitas vezes deixando de responder às exigências para as quais foram projetadas. Tal situação, em muitos casos, é agravada pela falta de conhecimento dos processos e mecanismos de degradação assim como o uso de técnicas tradicionais para inspeção de estruturas, estas muitas vezes se mostram limitadas quando são aplicadas isoladamente. Este trabalho mostra uma comparação entre a inspeção visual (usada há décadas) e a aplicação de métodos de ensaios não destrutivos e semi destrutivos na avaliação da condição estrutural atual de pontes. Enquanto a inspeção visual mostra uma condição qualitativa, os métodos de ensaios não destrutivos são quantitativos e apresentam o potencial de determinar os danos no interior da estrutura que não são visíveis a olho nu. Portanto, visando alertar para o problema da degradação das pontes, busca-se integrar a inspeção visual com a avaliação através do uso de métodos de ensaio. Assim, neste trabalho é feito um estudo de caso da ponte sobre o rio Jaguari. Este estudo visa determinar a condição atual da estrutura através de ensaios não destrutivos e semi destrutivos, estabelecendo uma correlação entre os resultados destes ensaios e a avaliação da inspeção visual. Dessa forma, procura-se apresentar uma alternativa na avaliação de pontes de concreto.

  • Concreto reforçado com fibras PDF
    • Aluno: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Orientador:
    • Categoria: Livre docncia
    • Ano: 2011

    O concreto reforçado com fibras (CRF) é um compósito que pode ser utilizado como uma alternativa ao uso do concreto armado para estruturas contínuas e pré-moldados. Estas aplicações do CRF estão associadas a obras de infra-estrutura com grande demanda social, como as de saneamento básico e de transportes, envolvendo pavimentos e túneis. No entanto, o CRF tem as especificidades de um compósito que devem ser observadas para a aplicação de engenharia do material de maneira segura. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão sistematizada, circunstanciada e crítica da produção de pesquisa do autor de cobriu os principais aspectos tecnológicos do compósito, de modo a garantir o uso otimizado do material nas suas principais aplicações. Para tal, é apresentada uma revisão dos conceitos fundamentais, abordando os materiais básicos e a interação entre fibra e matriz, especialmente no que se refere comportamento pós-fissuração. São analisados fatores determinantes para o desempenho do compósito, como a influência do teor de fibra, de suas características físicas e mecânicas e da resistência da matriz. As contribuições para os principais métodos de ensaio destinados ao controle do material são discutidas em conjunto com os principais aspectos relacionados à garantia da confiabilidade, bem como suas limitações e possibilidades de aplicação. A fundamentação dos métodos de dosagem desenvolvidos para os CRF, objetivando atender as exigências específicas de desempenho, também é apresentada. Neste sentido, apresenta-se com detalhes o método proposto para os concretos plásticos destinados a pavimentos e a aduelas pré-moldadas para o revestimento de túneis pelo sistema TBM. Também são abordadas as especificidades da dosagem do concreto projetado reforçado com fibras de aço que exige utilização do sistema de projeção para tal.||Estes conceitos gerais são a fundamentação para a aplicação do material em outras condições de uso de maior demanda tecnológica. Este é o caso do revestimento de túneis NATM, onde se deve dar especial atenção às exigências específicas de desempenho, como é o caso da evolução da tenacidade nas primeiras horas. Finalmente, aborda-se a utilização de fibras em tubos de concreto para obras de saneamento, cuja discussão foi mais detalhada pelo fato de ser um componente e pelo enfoque diferenciado desenvolvido pelo autor nesta área de pesquisa. As contribuições visaram a uma melhor compreensão do comportamento mecânico e dos meios para obter melhores condições de controle do material, além da otimização do consumo de fibras garantindo o desempenho final adequado do componente. A partir do panorama de pesquisa levantado foi possível apontar parâmetros tecnológicos fundamentais a serem transferidos à sociedade e, em especial, à indústria da construção, que ainda não foi capaz de por em prática muitos dos conceitos necessários à correta aplicação do CRF.

  • A evolução das técnicas construtivas em São Paulo PDF
    • Aluno: Luana Sato
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2011

    Existe uma lacuna de registros históricos relacionada à evolução das técnicas construtivas utilizadas em São Paulo, sobretudo as envolvidas na construção de edificações de pequeno porte, que ficaram à margem das pesquisas desde o advento da construção em altura. Isto torna apropriado o levantamento de tais técnicas, bem como a investigação sobre os aspectos históricos que contribuíram para a sua modificação. O objetivo do presente estudo foi o registro sistemático das técnicas construtivas de habitações unifamiliares de alto padrão – representantes da boa técnica, por não haver a barreira de recursos, falta de planejamento e projeto –, bem como a análise dos motivos que levaram a transformações em tais técnicas. Desse modo, este estudo visa a contribuir para o registro da história da construção paulistana. Para tanto, realizou-se uma ampla revisão bibliográfica, incluindo a consulta de publicações relevantes e periódicos especializados.


Anterior Próximo
    1. . .  20    21    22    23    24    25    26    27    28    29  . . . 157