Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento de eficiência na produção PDF
    • Aluno: Ana Cristina Catai Chalita
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2010

    O trabalho tem como objetivo apresentar a estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção e ainda ilustrar a estrutura proposta por meio de exemplos reais de implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação. Inicialmente discorre-se sobre as características da indústria da construção civil e as ações que têm sido tomadas rumo à sua industrialização. São apresentados os conceitos de processos construtivos tradicionais, processos construtivos racionalizados, processos construtivos industrializados, inovações incrementais, processos de produção, sistemas de produção e construtibilidade. Aborda-se ainda a inserção dos projetos para produção no ciclo de vida do empreendimento e sua importância como integrador do sistema de produção. Adicionalmente é apresentado o escopo desejável para o projeto para produção, destacando-se sua potencialidade como ferramenta indutora da vantagem competitiva das construtoras e é elaborada uma nova definição para projeto para produção. A partir da análise crítica dos projetos para produção de alvenarias de vedação disponíveis no mercado, complementada pela experiência desta autora e pela revisão bibliográfica realizada, são identificadas oportunidades de melhoria e é feita a proposta de uma estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção. Conclui-se com a análise do atendimento aos objetivos propostos, a influência e as dificuldades previstas na implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação em empresas construtoras.

  • Gerenciamento de conflitos, prevenção e solução de disputas em empreendimentos de construção civil PDF
    • Aluno: Maurício Brun Bucker
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2010

    A indústria da construção é responsável por grande parcela da economia em todas as nações, quase sempre excedendo 10% do PIB - Produto Interno Bruto e sendo inúmeras vezes o setor responsável pelo maior número de empregos. Nas últimas décadas a globalização, com as suas exigências de adequação do Brasil aos padrões de competição internacionais em todas as áreas, as exigências de consumidores mais atentos, com mais liberdades e mais direitos (Código do Consumidor), a velocidade das mudanças sociais e culturais, tudo isto catalisado pela tecnologia da informação têm provocado um grande número, que não para de crescer, de disputas na construção civil. A insatisfação com os métodos tradicionais de solução dos conflitos na indústria da construção civil fez com que grande variedade de alternativas fosse e continuasse a ser explorada. A investigação das técnicas e procedimentos usados para gerenciar os conflitos, prevenir e solucionar as disputas, deles originados, nos empreendimentos de construção civil é necessária para a definição e criação de mecanismos que contribuam para seu eficaz gerenciamento, evitando a perda de tempo e dinheiro com intermináveis discussões e litígios nos tribunais. A existência de conflitos nos empreendimentos da construção é um fato e decorre diretamente da natureza das suas atividades: a singularidade de cada empreendimento, cada um deles constitui uma experiência sempre primeira e única, o tamanho e duração das obras, a complexidade dos documentos contratuais, as mudanças das condições, a limitação dos recursos, problemas financeiros, projetos inadequados, questões trabalhistas.||A revisão bibliográfica dos mecanismos existentes em outros países e no Brasil, comparando-os, serve de embasamento para outras pesquisas, seja na proposição de um sistema de gestão para estes conflitos e de solução para as disputas, adequado às características do Brasil, ou ainda, um estudo de caso onde as técnicas poderão ser utilizadas e sua eficiência comprovada, ou ainda uma pesquisa para determinar as perdas provocadas por estas disputas.

  • Estudo de eficiência da ventilação em sistema de climatização com distribuição de ar pelo piso PDF
    • Aluno: Renata Maria Marè
    • Orientador: Brenda Chaves Coelho Leite
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2010

    A aplicação de sistemas de climatização com distribuição de ar pelo piso tem aumentado em países desenvolvidos, o que também tem ocorrido no Brasil. Em paralelo, tem crescido o interesse pela qualidade do ar interior e os seus efeitos no bem estar, saúde e produtividade dos ocupantes de uma edificação. Diversos estudos têm apontado para as vantagens deste sistema em relação à remoção de contaminantes do ambiente interior. Este sistema tem figurado nos programas de certificação ambiental de edificações como uma alternativa vantajosa para a melhoria da qualidade do ar interior e o conforto térmico com preservação da eficiência energética, recebendo pontuação adicional. Com o crescente interesse por este tipo de sistema, estudos que aprimorem o seu projeto visando à melhor eficiência global mostram-se essenciais. Este estudo tem como principal objetivo verificar experimentalmente a contribuição de um sistema de climatização com distribuição de ar pelo piso para a qualidade do ar interior de um ambiente, sendo este uma sala de aula para 48 alunos situada no Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em condições reais de uso. Para isso, foram medidas as concentrações de partículas em suspensão na zona de respiração para pessoas sentadas (a 1,10 m do piso), e no retorno do ar (a 2,60 m do piso) simultaneamente, sob seis diferentes valores de temperatura do ar na zona ocupada (a 0,60 m do piso), previamente escolhidos. Estas concentrações permitiram o cálculo e a análise do índice de efetividade na remoção de contaminantes IERC no ambiente. Análise similar foi realizada para as concentrações de CO2 na segunda etapa das medições.||Simultaneamente, foram realizadas medições de variáveis de conforto térmico no ambiente, temperatura do ar e velocidade do ar, em seis diferentes alturas e quatorze pontos do ambiente. Foram avaliadas as condições de operação do sistema de climatização estabelecidas para cada bateria de ensaios. Do resultado podem-se determinar as melhores condições de operação do sistema a fim de que se obtenha a máxima efetividade da ventilação para o ambiente em questão.

  • Utilização da arbitragem como forma de solução de disputas por empresas construtoras PDF
    • Aluno: Ronaldo Benvenuti
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2010

    As atividades da construção civil são intrinsecamente complexas, resultado de muitas variáveis e grande quantidade de informações envolvidas, o que dificulta o gerenciamento dos riscos e a previsão de conflitos, os quais podem vir a se tornar uma disputa. Os contratos, instrumentos de pacto e reguladores das ações dos agentes e celebrados para a realização dos empreendimentos, muitas vezes são mal redigidos e criam um campo fértil para disputas e demandas judiciais, as quais geram prejuízos aos agentes e às partes interessadas envolvidas. A justiça estatal é morosa em função do acúmulo de processos e de alto custo. Como alternativa, foi instituída pela lei federal 9307/96 a arbitragem, uma forma de solução de disputas de forma privada, criada com a intenção de ser rápida, de baixo custo e sigilosa. O objetivo desta pesquisa é o de analisar a freqüência e condições de utilização da arbitragem nos contratos de execução de empreendimentos de construção civil, a identificação das vantagens e desvantagens que uma empresa construtora terá ao utilizá-la de modo a sugerir ações com vistas a incrementar a sua utilização pelas empresas construtoras. Foram utilizados como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica e entrevistas de campo com três órgãos institucionais arbitrais, três empresas construtoras e três escritórios de advocacia.

  • Diretrizes para a implantação da gestão estratégica de suprimentos em empresas construtoras PDF
    • Aluno: Tathyana Moratti
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2010

    Todo e qualquer empreendimento começa a se materializar na área suprimentos de uma empresa, sendo a principal função desta área, adquirir os materiais e serviços que compõem os empreendimentos. A gestão de suprimentos estabelecida para um determinado empreendimento pode fazer com que este tenha, ou não, um bom desempenho, bem como possibilitar que a execução seja mais eficiente e eficaz. Esta gestão, além de ser a mais adequada para a execução do empreendimento, deve também refletir a estratégia da organização, para que seja garantida a vantagem competitiva escolhida. Dada a sua importância, esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais diretrizes envolvidas para a implantação da gestão estratégica de suprimentos em empresas construtoras. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito dos temas: gestão da cadeia de suprimentos, gestão de suprimentos e gestão estratégica de suprimentos. Em seguida, foi realizado um estudo das características do setor da construção e de suas respectivas gestão da cadeia de suprimentos e da gestão de suprimentos. Para que fossem identificadas as diretrizes, foi realizada uma revisão bibliográfica a cerca dos processos envolvidos na gestão estratégica de suprimentos, em geral. As diretrizes foram então identificadas considerando as características do setor da construção, bem como os processos da gestão estratégica de suprimentos investigados. Ao final desta pesquisa são apresentadas as conclusões e sugestões para pesquisas futuras. Com a identificação destas diretrizes, espera-se contribuir para que a gestão de suprimentos em empresas construtoras seja tratada, cada vez mais, de forma estratégica, agregando valor ao processo construtivo e conseguindo tornar factíveis alguns conceitos da gestão da cadeia de suprimentos.


Anterior Próximo
    1. . .  26    27    28    29    30    31    32    33    34    35  . . . 157