Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Desenvolvimento de um método para elaboração de redes de composições de custo para orçamentação de obras de edificações PDF
    • Aluno: Fernanda Fernandes Marchiori
    • Orientador: Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2009

    A elaboração de orçamentos competentes para o produto "edificação" é de fundamental importância para a sobrevivência das empresas do Subsetor da Construção Civil. Esta colocação está em concordância com as críticas levantadas na literatura, que indicam que os orçamentos tradicionalmente elaborados por estas empresas apresentam um nível de detalhamento e precisão incompatível com a importância desta ferramenta gerencial. As principais falhas nos orçamentos são oriundas de problemas em suas bases orçamentárias, sejam elas as tradicionais bases de dados presentes nos softwares e manuais de orçamento comerciais ou criadas pela própria empresa. Faz-se necessário, portanto, pensar sistemicamente no conjunto de composições, em lugar do tradicional caminho, de ir enxertando composições quando é encontrada uma lacuna no banco de dados de orçamento. Ainda mais: é preciso entender exatamente os serviços que estão sendo orçados a fim de gerar orçamentos mais precisos. Por isso a necessidade de um método que norteie a organização das informações do orçamento. Nesta tese é apresentado o desenvolvimento de um método para elaboração de composições de custo voltado a obras de edificações. Esta abordagem, que considera as composições orçamentárias em forma de redes, foi elaborada a fim de criar uma lógica para a estruturação da massa de informações envolvidas no processo de orçar. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e um estudo exploratório que apontaram||para tal necessidade. Tendo-se por base trabalhos anteriores de levantamento de produtividade em obra, propôs-se um método para elaboração de composições. Este método foi aplicado levando-se em conta o contexto das obras de um agente da cadeia produtiva da Construção Civil: um órgão financiador de obras (a Caixa Econômica Federal). ) Tal uso serviu para mostrar a aplicabilidade do método desenvolvido com base bibliográfica, mas também acabou sendo útil para alguns aprimoramentos do mesmo, fazendo uso das discussões entre pesquisadores e pesquisados, chegando-se, então, ao método final apresentado nesta tese. Desta forma, o método de desenvolvimento das redes de composições proposto fornece subsídios para alocação e tratamento das informações sobre custos de obra, resolvendo parte das críticas apontadas pela literatura, propiciando composições mais precisas frente às novas disponibilidades de dados e dando um suporte consistente e adequado às necessidades do gerenciamento dos custos de produção de edificações

  • Metodologia para desenvolvimento de projeto de fachadas leves PDF
    • Aluno: Luciana Alves de Oliveira
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2009

    A fachada, incluindo esquadrias e revestimento, um dos mais relevantes subsistemas do edifício, é responsável pelas condições de habitabilidade e estética, contribui para a valorização do empreendimento e tem um papel importante com relação à sustentabilidade. Além disso, os custos de execução e de manutenção da fachada são expressivos com relação aos dos outros subsistemas. Pela sua importância técnica e econômica, as tecnologias construtivas responsáveis pela execução das fachadas, frequentemente, passam por evoluções, como o surgimento das tecnologias de fachadas leves, as quais podem ser empregadas em vários segmentos da construção. Dois desses segmentos são o da construção de edifícios comerciais e o de reabilitação ou renovação de edifícios. Entretanto, essas tecnologias ainda são carentes de desenvolvimentos tecnológicos nacionais mais específicos e projetos melhor elaborados, nos quais se considerem questões do processo de projeto e de execução, bem como do desempenho da fachada em uso, como segurança, eficiência energética, isolamento acústico, estanqueidade à água, durabilidade e manutenabilidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para o desenvolvimento e a implementação do processo de projeto de fachadas leves para edifícios comerciais de múltiplos pavimentos, considerando tanto a possibilidade da construção quanto da renovação. A proposição da metodologia foi baseada em estudos bibliográficos e em||comparações entre exemplos reais do processo da produção de empreendimentos de construção e renovação no Brasil e na França. Dessa forma, o desenvolvimento e conclusão deste trabalho foram divididos em quatro grupos: estudos no Brasil; estudos na França; análise comparativa dos resultados desses estudos; e elaboração da metodologia e sua discussão. ) A metodologia proposta considera de forma sistêmica alguns aspectos do processo de projeto, particularizados para as tecnologias de fachadas leves, contemplando aspectos de gestão e de tecnologia, incorporando contribuições de um grupo de profissionais

  • Proposta de metodologia para reconhecimento de anseios de segmento do mercado residencial PDF
    • Aluno: Alfredo Eduardo Abibi Filho
    • Orientador: Eliane Monetti
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2009

    Neste trabalho é proposta uma metodologia para reconhecimento de anseios de segmento do mercado de real estate residencial. Será desenvolvido um protocolo contemplando um projeto de pesquisa para a formação de um banco de dados e o tratamento adequado das informações. O projeto de pesquisa parte do desenvolvimento de um questionário seguindo orientações científicas, fundamentado nas teorias de segmentação e nos fatores psicodinâmicos de influência do consumidor, resultando na estruturação de um banco de dados com as informações sobre o perfil dos entrevistados e seus anseios sobre imóveis residenciais. Aborda ainda o tratamento necessário das informações, que resultam no reconhecimento procurado para que sirva como ferramenta de ajuda na formatação de empreendimentos residenciais que utilizam segmentação como estratégia de inserção. Para validação do protocolo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, aplicando o questionário resultante deste trabalho em 50 interessados na compra de imóveis residenciais. A amostra é formada de clientes que procuram imóveis nas regiões sul e sudeste da cidade em duas grandes imobiliárias da região. Os resultados obtidos na pesquisa formaram um banco de dados, deste foram escolhidos dois segmentos para análise de anseios: i) agrupados por ciclo de vida familiar: segmento de solteiros e ii) segmento de clientes que procuram imóveis: casal com filhos. Os resultados foram comparados entre si e no total da amostra, possibilitando reconhecer os anseios de cada segmento e comprovando a importância da ferramenta proposta.

  • Uma ferramenta em realidade virtual para o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial PDF
    • Aluno: Rodrigo Duarte Seabra
    • Orientador: Eduardo Toledo Santos
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2009

    As habilidades espaciais, em particular a de visualização, são intensamente requeridas por inúmeras profissões artísticas, técnicas e científicas. Muitos estudos mostram a grande variabilidade desta habilidade na população e que há diferença significativa e consistente entre os gêneros, com menor nível de visualização espacial no sexo feminino. Pesquisas mostram que a visualização espacial pode ser desenvolvida e melhorada atráves de atividades apropriadas, por exemplo, os cursos de Desenho Técnico e Geometria Descritiva. Sabe-se também que muitos alunos ingressantes em cursos de Engenharia não apresentam um desenvolvimento satisfatório dessa habilidade. Por se tratar de um importante tema de pesquisa científica, este trabalho propõe a especificação e o desenvolvimento de uma ferramenta didática para apoio ao ensino de Geometria Descritiva baseada em técnicas de Realidade Virtual, em especial a estereoscopia. A ferramenta proposta destina-se a permitir a execução dinâmica de construções geométricas tridimensionais, possibilitando a criação de situações espaciais, conforme o processo de interação do usuário, neste caso, o professor em sala de aula. Visando incrementar a percepção das relações espaciais entre os elementos representados, foi adotada a projeção estereoscópica passiva e óculos com lentes polarizadoras, o que permitirá aos estudantes a visualização da geometria em três dimensões, com percepção da profundidade. Além disso, a ferramenta inovadora||proposta se caracteriza em uma solução de baixo custo e viável para uso por grandes grupos. Para a análise do impacto do uso do sistema, o estudo apresenta uma avaliação experimental do ganho no nível de habilidade de visualização espacial dos estudantes após o processo de intervenção com a nova ferramenta, analisando o grau da possível contribuição do uso da estereoscopia no processo de desenvolvimento da cognição espacial. ) Finalmente, a pesquisa se propõe a avaliar o ganho na aprendizagem de Geometria Descritiva com o uso da nova ferramenta em relação ao método convencional, com e sem a técnica da estereoscopia

  • Estudo da repassivação da armadura em concretos carbonatados através da técnica de realcalinização química PDF
    • Aluno: Fernanda Wanderley Corrêa de Araújo
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2009

    Esta pesquisa estudou o método de realcalinização química (RAQ), através da absorção e difusão de soluções alcalinas na superfície do concreto carbonatado. Neste estudo foram utilizadas três espécies químicas para obtenção das soluções alcalinas: carbonato de sódio, hidróxido de potássio, e hidróxido de cálcio. Para avaliar a eficácia desta nova técnica de reabilitação, foram realizadas medidas de profundidade de carbonatação e de realcalinização, medidas eletroquímicas de potencial de corrosão e de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) para a verificação do estado da armadura, ensaios de imersão, absorção e ascensão capilar em concretos de referência, carbonatados e realcalinizados. Em razão da falta de conhecimento sobre a eficácia da técnica de realcalinização eletroquímica (RAE) em relação à repassivação da armadura, em paralelo foi realizado o estudo da repassivação das armaduras na RAE. Em relação à durabilidade da técnica, foi avaliada a resistência do concreto recuperado quando submetido a um novo ciclo de carbonatação acelerada, analisando as novas profundidades de carbonatação para cada solução alcalina estudada. Na repassivação da armadura com a técnica de RAE, a solução de carbonato de sódio proporcionou valores de potencial de corrosão mais eletropositivos do que a solução de KOH, e gráficos de EIE similares aos obtidos com a solução de KOH. Na RAQ, a solução de KOH foi mais eficiente, sendo os resultados de potencial de corrosão||similares aos obtidos com a solução de carbonato de sódio, no entanto, com valores de impedância e ângulo de fase superiores aos obtidos com carbonato de sódio. A solução de hidróxido de cálcio foi a que obteve os melhores valores de potencial de corrosão, proporcionando às barras valores mais eletropositivos do que antes da carbonatação. ) No entanto, a RAQ utilizando a solução de hidróxido de cálcio não propiciou a realcalinização do cobrimento do concreto, devendo então ser melhor estudada e, até que sua eficácia seja melhor entendida, sua aplicação deve ser vista com ressalvas. Ao final dos experimentos foi possível verificar que a RAQ aumentou bastante a durabilidade do cobrimento do concreto quando submetido a um novo ciclo de carbonatação acelerada. Enquanto os corpos-de-prova de referência ao final dos 45 dias de ensaio de carbonatação acelerada foram quase que totalmente carbonatados, os corpos-de-prova realcalinizados com as soluções de carbonato de sódio e hidróxido de potássio não apresentavam qualquer indício de carbonatação


Anterior Próximo
    1. . .  29    30    31    32    33    34    35    36    37    38  . . . 157