Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Diretrizes para projetos de loteamentos urbanos considerando os métodos de avaliação ambiental PDF
    • Aluno: Iara Negreiros
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2009

    A exemplo dos diversos métodos desenvolvidos mundialmente para avaliação de sustentabilidade no âmbito do edifício isolado e seus sistemas constituintes, surgem no horizonte novos sistemas de avaliação que consideram: o entorno, a vizinhança, o loteamento como um todo, enfatizando aspectos de desenvolvimento sustentável combinados às práticas dos chamados "edifícios verdes", tais como o Leadership in Energy and Environmental Design for Neighborhood Developments Rating System (LEED-ND), desenvolvido nos Estados Unidos; o Approche Environnementale de l'Urbanisme (AEU), desenvolvido na França; o Global Reporting Initiative (GRI) Sustainability Report Guidelines; entre outros. Enquanto aumenta a legitimidade do paradigma da sustentabilidade e sua pertinência para lidar com a especificidade do urbano, cresce a necessidade de selecionar critérios, estratégias e indicadores mensuráveis para ancorar a formulação, monitorar a implementação e avaliar os resultados das políticas urbanas em bases sustentáveis, de acordo com as diretrizes propostas pelas Agendas 21 Global e Brasileira. Por outro lado, o crescimento urbano das últimas décadas tem ocorrido de forma dispersa, por processos de deslocamento de atividades tipicamente urbanas para o campo, observado pela disposição das manchas urbanas nas imagens de satélites, que se dispõem como uma série de pólos urbanos separados por vazios rurais. Inserido neste contexto da chamada "urbanização dispersa", o parcelamento do solo através de loteamentos é uma das tipologias de expansão da área urbana que acarretará em significativas implicações na paisagem e, consequentemente, na atividade de gestão e planejamento urbanos.||Portanto, com o objetivo geral de identificar, analisar e recomendar diretrizes para projetos de loteamentos urbanos, esta pesquisa realiza uma análise crítica qualitativa e comparativa dos diversos métodos de avaliação ambiental existentes nacional e internacionalmente, através de estudo de caso em um loteamento residencial, o Projeto Gênesis, em Santana do Parnaíba, município da Grande São Paulo. O resultado é um conjunto de diretrizes para auxiliar o processo de projeto de loteamentos urbanos considerando os requisitos e critérios dos métodos, contribuindo também para o aperfeiçoamento da legislação urbanística por parte dos agentes do poder público.

  • Tecnologia construtiva de piso elevado para áreas externas de edifícios PDF
    • Aluno: Maurício Bernardes
    • Orientador: Mércia Maria Semensato Bottura de Barros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2009

    No atual cenário da construção civil brasileira, onde há vigorosa competição, as empresas construtoras que conseguirem aplicar tecnologias que aumentem a eficiência econômica ou o desempenho de seus imóveis estarão em melhores condições de perpetuar os seus negócios. A tecnologia construtiva de piso elevado para áreas externas de edifícios apresenta-se como uma das alternativas que tem elevado potencial de contribuir com incremento do desempenho e da eficiência econômica dos edifícios, já que permite a racionalização da manutenção de parte das vedações horizontais exteriores e da manutenção de eventuais instalações dispostas em seu espaço de entrepiso. Estas possibilidades permitem uma redução do custo global da edificação, ao viabilizar intervenções de menor custo. Porém, para que sejam atingidos os benefícios propostos com a utilização desta tecnologia, é necessário dispor de informações técnicas capazes de orientar satisfatoriamente a concepção e a seleção entre alternativas disponíveis no mercado, para que as exigências dos usuários sejam respeitadas. Diante desta situação, justifica-se o presente projeto de pesquisa, cujo objetivo é a sistematização e análise crítica das informações pertinentes à tecnologia construtiva de piso elevado para áreas externas de edifícios, apresentando os principais aspectos que condicionam sua especificação, projeto e execução. Por meio do estabelecimento do estado da arte, são abordados os principais conceitos associados à tecnologia, à luz das principais funções e requisitos de desempenho de uma vedação horizontal exterior. Após a avaliação destas informações, e através da análise crítica das práticas de comercialização e de produção identificadas em estudo de campo, são apresentadas diretrizes para especificação, projeto e execução do sistema de piso elevado para áreas externas.

  • Implantação de empreendimentos de base imobiliária por meio de fundos de investimento imobiliário PDF
    • Aluno: Fernando Bontorim Amato
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2009

    Com o crescimento da economia e a globalização dos mercados financeiros mundiais, produtos novos, formatados de uma maneira profissional que permitam ao investidor maior liquidez potencial, segurança no conceito de lastro imobiliário e rentabilidades atraentes, são, cada vez mais, o alvo dos investidores. A presente tese estabelece critérios de governança dos recursos aplicados pelos investidores em fundos imobiliários durante o ciclo de implantação do empreendimento, no intuito que seja possível proteger esses recursos até o momento no qual o empreendimento esteja em plenas condições operacionais para produzir resultados financeiros que remunerarão os mesmos investidores. Através desses critérios de governança, os empreendedores e demais agentes atuantes no segmento econômico do real estate poderão identificar quais os instrumentos mais adequados a serem associados às ofertas públicas de quotas de fundos imobiliários no intuito de atrair eficientemente a poupança acumulada de parte da sociedade, em especial, de pequenos e médios investidores. Nessa linha, a melhor aceitação no mercado deverá repercutir numa ampliação da quantidade de investidores e do volume de recursos captados

  • Implantação da responsabilidade social empresarial na gestão de fornecedores da construção civil - análise do Programa Tear PDF
    • Aluno: Priscila de França Pinheiro
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2009

    A responsabilidade social está sendo discutida nos mais diversos setores e considerada cada vez mais importante na gestão das empresas. As ações de responsabilidade social, que aos poucos vêm se tornando um diferencial em termos de estratégia e competitividade, precisam contribuir para o todo, para a sustentabilidade da sociedade e das pessoas que nela vivem. Devem promover o bom relacionamento e o atendimento das necessidades de todos os integrantes que compõem um determinado setor e, em particular, das partes diretamente interessadas ao negócio da empresa que as promovem, por meio da criação de ferramentas e mecanismos que garantam o gerenciamento dos conflitos existentes entre eles. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, entidade de disseminação dos conceitos de responsabilidade social nos diversos setores da economia brasileira, desenvolveu o Programa Tear, que visa à implementação de ações de responsabilidade social em pequenas e médias empresas fornecedoras envolvidas em diversas cadeias estratégicas de valor, sendo a construção civil uma delas. Essa pesquisa tem por objetivo analisar e avaliar o desenvolvimento desse programa e suas dificuldades de implementação nas empresas fornecedoras do setor da construção civil e busca ainda propor diretrizes de inserção do tema na gestão de empresas incorporadoras e construtoras.

  • Ferramenta computacional para apoio ao planejamento e elaboração do leiaute de canteiro de obras PDF
    • Aluno: Márcia Regina de Freitas
    • Orientador: Eduardo Toledo Santos
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2008

    Esta pesquisa visa contribuir com o planejamento do arranjo físico (leiaute) de canteiro de obras através da utilização de recursos computacionais aplicados ao processo de tomada de decisões e na visualização da distribuição dos elementos necessários às atividades de construção. O planejamento do arranjo físico de canteiros, em muitos casos, é feito por profissionais que contam essencialmente com a experiência obtida ao longo de sua vida profissional, sem o auxílio de recursos de TI, amplamente utilizados em outras indústrias. A hipótese desta pesquisa é que o uso de recursos computacionais para monitoramento de dados referentes aos estoques e consumo de materiais e a visualização dos espaços disponíveis ao longo do tempo para os elementos de obra, conduzirá ao projeto de canteiros melhores, uma vez que reduz o grau de abstração no ato do planejamento. Assim, partiu-se para a concepção de uma ferramenta buscando juntar as informações necessárias ao planejamento em um único ambiente, dispondo de suporte visual para tomada de decisões conscientes. Ao mesmo tempo, procurou-se evitar mudanças bruscas na forma de projetar do engenheiro, por acreditar-se que qualquer ferramenta que altere significativamente seu processo cognitivo habitual de resolver problemas poderá ser rejeitada. Algumas inovações trazidas pela ferramenta desenvolvida são: alimentação diretamente feita por arquivo gerado em software de planejamento de obras amplamente usado em construções;||possibilidade de divisão do período da obra em fases de acordo com as atividades desenvolvidas (preconizado em bibliografia pertinente); a integração das informações necessárias ao planejamento em um mesmo ambiente com suporte em forma de gráficos para controle de estoque/compras de materiais e apoio visual interativo para arranjo de elementos na área do canteiro. Tais inovações foram testadas junto a profissionais de planejamento


Anterior Próximo
    1. . .  32    33    34    35    36    37    38    39    40    41  . . . 157