Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Requisitos e critérios de desempenho para sistema de água não potável de edifícios residenciais PDF
    • Aluno: Luciana de Melo Peixoto
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    A utilização de fonte alternativa de água em edifícios residenciais vem sendo praticada de forma mais constante nos últimos anos, com objetivo de reduzir a demanda de água potável. No entanto, a utilização de água não potável exige critérios que devem ser respeitados, para preservar a saúde dos usuários, tendo em vista a possibilidade de contaminação da água potável fornecida pela concessionária. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar requisitos e critérios de desempenho que devem ser aplicados nas fases de projeto, execução e manutenção do sistema predial de água não potável. Para apoiar os projetistas, executores e gestores na tomada de decisão das diferentes etapas do processo foi também desenvolvida e aplicada uma ferramenta para análise de modo e efeito de falha (FMEA) dos requisitos desenvolvidos para o sistema de água não potável. Os resultados obtidos com a aplicação da ferramenta em edifício comprovaram a sua aplicabilidade e eficiência no sistema predial de água não potável.

  • Proposta de incentivo à produção de habitações populares PDF
    • Aluno: Ana Beatriz Poli Veronezi
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2008

    A carência habitacional é uma marca da sociedade atual, sendo muito evidente no Brasil. Ela está concentrada na faixa de renda mais baixa da população. O confronto entre custo de produção da habitação popular - e seu conseqüente preço mínimo - e capacidade de pagar deste mercado alvo, isto é, da população de baixa renda, configura a produção de habitação popular como um negócio com baixa atratividade econômica. Assim, tal negócio não desperta interesse da iniciativa privada e o Estado é obrigado a desenvolvê-lo, ainda que sem qualidade econômica. Esta Tese propõe uma forma de incentivo à produção de habitação popular através de relacionamento entre Estado e iniciativa privada, de maneira a tornar tal negócio economicamente atrativo para esta última. Para isto é apresentado um mecanismo que contempla a segmentação do fluxo de recebíveis destes empreendimentos empregando instrumentos disponíveis no mercado de capitais, o que inclui a alteração da forma de pagamento de determinados tributos, visando a conferir atratividade econômica, sob o ponto de vista da iniciativa privada, para a produção desta habitação com preço que se enquadre na capacidade de pagar do mercado alvo. Em última análise, objetiva-se o incremento da produção de habitação popular moldada para a capacidade de pagar de seu mercado, contribuindo para a redução da carência habitacional. O estudo é desenvolvido para a realidade brasileira. No entanto, com as devidas adaptações, ele pode||ser aplicado a diversos países, desde que a realidade econômica e social do país se assemelhe à brasileira: elevada carga tributária, escassez de recursos públicos, déficit habitacional. Analogamente, o mecanismo proposto nesta Tese pode ser adaptado para outros tipos de empreendimentos imobiliários de interesse social, que não as habitações populares, no mercado nacional ou internacional

  • Análise de métodos de avaliação de sustentabilidade do ambiente construído PDF
    • Aluno: Patricia Aulicino
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    Desde a declaração da Agenda 21 em 1992, as preocupações com o atual modo de produção do ambiente construído vêm se intensificando. As cidades são as grandes modificadoras da paisagem natural, uma vez que não são organismos auto-sustentáveis e sim grandes consumidores dos insumos agrícolas, industriais e dos recursos naturais, sem, no entanto, reciclá-los ou reutilizá-los. As maiores cidades do mundo já ultrapassam os 10 milhões de habitantes tornando extremamente complexa a gestão urbana. São Paulo, com quase 11 milhões de habitantes, apresenta entre outros problemas, um grande déficit habitacional, seja pela insuficiência na quantidade de habitações para atender a demanda existente, seja pela inadequação das unidades existentes. Com a finalidade de melhorar a qualidade do ambiente construído e minimizar seu impacto negativo no ambiente natural, diversas metodologias de avaliação de sustentabilidade vêm sendo desenvolvidas por diferentes países e regiões. No contexto apresentado, esta pesquisa teve como objetivo estudar algumas destas metodologias de avaliação de sustentabilidade do ambiente construído que foram desenvolvidas internacionalmente analisando seus indicadores, estrutura e a sua aplicabilidade na avaliação de conjuntos habitacionais no contexto da realidade brasileira. A partir da revisão bibliográfica, foram selecionados alguns métodos que foram aplicados em estudos de caso formados por dois conjuntos habitacionais de interesse social produzidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU. Como resultado da pesquisa foi possível verificar quais requisitos de sustentabilidade são atendidos pelos conjuntos e quais métodos e indicadores são aplicáveis ou não à realidade brasileira.

  • Proposição de um método para subsidiar o prognóstico de custos de urbanização de conjuntos habitacionais horizontais com base em indicadores físicos PDF
    • Aluno: Kelly Paiva Inouye
    • Orientador: Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2008

    Esta tese propõe um método que auxiliará o prognóstico de custos de urbanização para a implantação de conjuntos habitacionais horizontais, considerando-se que cada item que compõe estes custos pode ser colocado em função de indicadores quantitativos que, por sua vez, variam em função da influência de alguns fatores físicos relacionados à gleba ou às opções de projeto. O método foi desenvolvido baseado tanto em uma abordagem teórica (usando conhecimentos advindos dos estudos bibliográficos e das entrevistas com especialistas) quanto em estudo de casos (51 conjuntos habitacionais foram estudados e proveram os bancos de dados analisados). Neste texto, inicialmente, descreve-se a metodologia de pesquisa e os principais conceitos para a compreensão do tema. Em seguida, expõem-se as partes que compõem a urbanização de conjuntos habitacionais que foram analisadas e os indicadores propostos para as avaliarem. As principais características da gleba e dos projetos que influenciam cada indicador são, então, discutidas. Por fim, a validação do método proposto é apresentada. Vários apêndices foram elaborados com informações sobre: os itens da urbanização abordados na pesquisa; os indicadores propostos; e outros métodos que auxiliam o prognóstico de custos descritos na bibliografia. Os resultados do método proposto serão bastante úteis ao definirem relações entre diretrizes de projeto e seus custos. Assim, eles subsidiarão encontrar meios/diretrizes para||reduzir custos e, por outro lado, permitirão prognosticar os custos gerados pelas diretrizes que se deve atender

  • Gerenciamento do suprimento nos empreendimentos hoteleiros PDF
    • Aluno: Elisabeth Nascimento Silva
    • Orientador: Claudio Tavares de Alencar
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    O cenário do ciclo de implantação de hotéis apresenta características diferenciadas em relação aos demais empreendimentos de real estate. Dentre essas se destaca a presença de diversos stakeholders, capazes de influenciar de forma direta na configuração do empreendimento. Outra característica é a forte concentração dos processos de suprimento, em particular no final de sua fase de implantação, devido à necessidade de disponibilizar os insumos específicos dessa tipologia de empreendimento, necessários a sua entrada em operação. Esse cenário diferenciado traz ao sistema de gerenciamento de suprimentos do empreendimento demandas não usuais em outros tipos de empreendimentos de real estate, tais como: [1] um acurado processo de controle da baseline do empreendimento, [2] um abrangente processo de controle de escopo dos diversos fornecedores envolvidos, [3] necessidade de uma estreita coordenação da logística de implantação e operacionalização do empreendimento, em particular na área de suprimento. Nesse cenário, o objetivo da dissertação é apresentar diretrizes para os processos de gerenciamento da logística na implantação de hotéis, como parte integrante dos processos do gerenciamento do empreendimento, com foco naqueles aspectos que diferenciam os hotéis dos demais empreendimentos de real estate. O trabalho descreve os resultados dos levantamentos de campo sobre o escopo da implantação de hotéis, com a finalidade de identificar as necessidades desse ciclo. Estes dados, juntamente com uma análise dos processos de gerenciamento de suprimentos versus os requisitos de implantação já mencionados, permitiram estruturar diretrizes para ao gerenciamento dos processos logísticos diante das características da implantação de hotéis.||A conclusão desse trabalho é a necessidade de recorrer a processos, que embora típicos do gerenciamento de empreendimentos, não são usuais na área de Gestão de Suprimentos, tais como: (1) processos de controle de escopo, (2) controle de configuração (de escopo e da baseline) e (3) controle de interfaces, aplicados em particular para a gestão da logística envolvida na implantação e operacionalização de hotéis.


Anterior Próximo
    1. . .  33    34    35    36    37    38    39    40    41    42  . . . 157