Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Localização residencial e demanda por recreação PDF
    • Aluno: Marcus Vinicius Rolemberg Côrtes
    • Orientador: Eliane Monetti
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    Os modelos clássicos de economia urbana, que tencionam descrever a estrutura espacial e de preços de residências das cidades, são, em grande parte, focados nos custos de transporte, o que acaba dando grande ênfase à distância ao local de trabalho. A acessibilidade a outras amenidades é o âmago de diversos trabalhos recentes, entre essas a distância à praia. O alto valor de lotes à beira mar nas cidades litorâneas brasileiras e a crescente demanda por lazer sugerem que a acessibilidade e a vista para a praia estão fortemente relacionadas com o preço da moradia. O modelo desenvolvido neste trabalho aspira explicar a ligação entre a demanda por recreação e o custo da moradia em cidades litorâneas.

  • Atributos que condicionam o desenvolvimento de loteamentos residenciais fechados PDF
    • Aluno: Wilson Saburo Honda
    • Orientador: Eliane Monetti
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    Abrir mão do conceito de centralidade, da proximidade aos centros comerciais, de serviços e culturais para morar em locais mais distantes provoca maiores deslocamentos para o trabalho, estudo e demais atividades rotineiras. Porém, percebe-se que a ocorrência de bairros residenciais nos arredores das metrópoles é um fenômeno mundial, como as gated communities nos Estados Unidos da América e os LOTEAMENTOS RESIDENCIAIS FECHADOS no Brasil, que podem oferecer condições de moradias mais espaçosas, dotadas de áreas livres e jardins, condições de segurança e privacidade, com menor preço da terra, demandadas sobretudo pelas camadas de renda mais altas da população. Esta rotina de deslocamentos pelo público que mora em um município e trabalha e/ou estuda em outro provoca o que se denomina de MOVIMENTO PENDULAR. A incidência do fluxo de MOVIMENTOS PENDULARES na população de alta renda foi atestada a partir de tabulações especiais realizadas pelo autor utilizando o Microdados da Amostra dos Censos Demográficos (MICRODADOS), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo da dissertação é a elaboração e hierarquização de ATRIBUTOS que mais influenciam na motivação deste público, em abrir mão do conceito de centralidade e ir residir nestes empreendimentos. Os atributos foram hierarquizados de acordo com o método Analytic Hierarchy Process (AHP) por especialistas que atuam neste segmento de mercado imobiliário nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia e Arujá. Os ATRIBUTOS hierarquizados consideram que a LOCALIZAÇÃO e as CARACTERÍSTICAS DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL FECHADO, bem como as necessidades e preferências do público alvo, que estão associadas conforme o estágio nos CICLOS de VIDA FAMILIAR e PROFISSIONAL, podem condicionar estratégias competitivas quanto à seleção de terrenos para desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia.

  • Método para gestão das atividades de manutenção de revestimentos de fachada PDF
    • Aluno: Angelo Just da Costa e Silva
    • Orientador: Luiz Sergio Franco
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2008

    A necessidade crescente de atividades de manutenção em edificações habitadas, e sua inerente complexidade, tornam a adoção de métodos de gestão de extrema importância para a realização de obras com desempenho técnico e operacional eficientes. Assim, a presente pesquisa discute proposta de método para gestão de obras de manutenção de revestimentos de fachada, concebido em decorrência da necessidade de consolidação de técnicas eficientes para condução desse tipo de atividade. A pesquisa contempla uma fase inicial exploratória que aborda aspectos conceituais fundamentais e descreve relatos de casos acompanhados pelo autor em que as técnicas de gestão foram adotadas de forma não sistêmica, e cuja análise crítica gerou informações importantes para a elaboração da proposta. Em seguida o trabalho mostra a proposição inicial do método, elaborada a partir das discussões relatadas posteriormente na bibliografia e nas considerações oriundas da fase inicial exploratória. Para avaliação da proposta foi realizada uma validação interna de conteúdo, a partir de pesquisas orientadas com especialistas escolhidos mediante critérios de seleção pré-definidos, utilizando método Delphi. Como atividade complementar, foi ainda discutida a eficiência das ações propostas por meio de um estudo de caso prático. As respostas obtidas em ambos os casos indicaram a adequação das ações propostas, o que possibilitou a apresentação do método de gestão final consolidado, considerado cientificamente eficiente

  • O conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil PDF
    • Aluno: Carlos Alberto de Moraes Borges
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    O conceito de desempenho na construção civil está, há muitos anos, associado ao comportamento em uso nas edificações, dentro de determinadas condições. O desafio mundial é que este comportamento atenda às expectativas dos usuários das edificações ao longo de uma determinada vida útil e dentro da realidade técnica e socioeconômica de cada país e empreendimento. Apesar do conceito de desempenho estar consolidado no meio acadêmico, sua aplicação prática é bastante difícil e envolve muitos conflitos de interesses. No caso brasileiro, com o grande crescimento que o mercado da construção civil experimenta neste momento, e com a publicação da primeira Norma Brasileira de Desempenho de Edificações, prevista para 2008, é oportuno que haja uma reflexão sobre como atendê-la e utilizá-la, além do próprio conceito de desempenho em beneficio de todos os agentes do setor. A proposta desta dissertação de mestrado é fazer uma pesquisa abrangente sobre a evolução conceitual do tema desempenho na construção civil, demonstrar a importância estratégica da sua aplicação no Brasil para a evolução do setor, e propor caminhos para a efetiva utilização da norma brasileira de desempenho de edificações.

  • Legislação e ocupação urbana em lotes privados do centro de São Paulo no século XX PDF
    • Aluno: Roberto de Gouveia e Freitas Júnior
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2008

    No intuito de contribuir para o entendimento da paisagem edificada existente na cidade de São Paulo atualmente, considerando-se a inviabilidade de um estudo geral a respeito de todas as variáveis envolvidas no processo de criação desta paisagem, esta pesquisa enfoca especificamente a legislação paulistana, enquanto estrutura urbana, buscando discutir sua relevância na caracterização do espaço construído desta cidade. Entendendo-se que a paisagem urbana reflete principalmente o conjunto de obras edificadas em lotes privados, visto que as obras construídas para fins ou uso públicos representam uma pequena parcela da região urbanizada, nesta pesquisa compara-se a legislação urbana paulistana às obras particulares construídas no período de sua vigência. Sendo assim, parte-se de um recorte físico e temporal para analisarem-se as leis, enquanto fatos, e evidenciarem-se suas decorrências no espaço urbano paulistano. Para isso, foi definido um perímetro de estudo dentro da cidade de São Paulo - os atuais distritos Sé e República - sobre o qual foram aplicadas as leis urbanas durante um período específico, o século XX, de modo a verificar se os reflexos da aplicação desta legislação correspondem ou não à interpretação gráfica elaborada com base nas leis estudadas neste trabalho.


Anterior Próximo
    1. . .  35    36    37    38    39    40    41    42    43    44  . . . 157