Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

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  • Estudo da refletância e sua influência no comportamento térmico de tintas refletivas e convencionais de cores correspondentes PDF
    • Aluno: Paula Ikematsu
    • Orientador: Kai Loh
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2007

    O principal objetivo deste estudo foi avaliar a refletância e sua influência no comportamento térmico de tintas refletivas e tintas convencionais aplicadas em telhas de fibrocimento para cobertura de habitações brasileiras. Foram realizados ensaios em laboratório de determinação de cor e de brilho por medida instrumental e determinação da refletância por análise espectrofotométrica em películas. Para o estudo do comportamento térmico foram realizados ensaios de simulação em laboratório com corpos-de-prova expostos à radiação infravermelha emitida por lâmpadas e de exposição à radiação solar em campo através de protótipos com monitorização da temperatura durante as exposições. Os resultados dos ensaios de determinação de cor e de brilho mostraram que as pinturas refletivas e convencionais realmente apresentaram cores correspondentes. Os resultados de refletância mostraram que as pinturas refletivas apresentaram valores de refletância superiores em relação às tintas convencionais, o que foi comprovado pela temperatura medida nos ensaios de exposição à radiação infravermelha e radiação solar. A conclusão do estudo é que as tintas refletivas têm potencial para redução da temperatura superficial da telha de fibrocimento e que é necessário uma continuidade do estudo de durabilidade e do desempenho térmico de tintas refletivas coloridas.

  • Análise das práticas de sustentabilidade em projetos de construção latino americanos PDF
    • Aluno: Diana Csillag
    • Orientador: Vanderley Moacyr John
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2007

    Este trabalho tem como objetivo identificar os conceitos de sustentabilidade consolidados na prática em projetos e empreendimentos de construção na América Latina e, em particular, no Brasil. Para tanto foi utilizado como referência os projetos participantes do Primeiro Concurso Internacional para Construção Sustentável Holcim Awards 2005, com base no qual foi feito um levantamento estatístico das práticas de diferentes ações incorporadas nos projetos. Com este levantamento, pode-se traçar um perfil do projetista brasileiro e latino-americano. Sobretudo, este estudo permite identificar as lacunas nas práticas de sustentabilidade. Conclui-se que o conceito de preservação ambiental está consolidado para os projetistas latino-americanos e brasileiros; porém, o conceito de sustentabilidade não está. Faltam mais ações relacionadas às dimensões sociais e econômicas nos projetos que se ocupam predominantemente com a dimensão ambiental. Dentro da dimensão ambiental, os conceitos mais consolidados estão associados à energia, água e materiais. Nota-se que há lacunas na utilização de métodos modernos, intensivos em tecnologia e que envolvam o ciclo de vida da construção. Estes pontos servem de base para empreender ações que visem a maior inserção de sustentabilidade nos projetos de construção civil.

  • Contribuição à inspeção, diagnóstico e procedimento de reabilitação de poste de concreto armado centrifugado utilizado em telefonia celular PDF
    • Aluno: Paulo Eduardo Barbosa
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2007

    Postes tubulares pré-moldados de concreto armado foram instalados no Brasil pelas empresas de telefonia móvel ao implantar ou ampliar áreas de cobertura do sistema a partir de 1996. A grande maioria desses postes, da ordem de duas mil unidades, foi fabricada por uma mesma empresa, pelo processo de centrifugação. As alturas desses postes variam de 20 a 60 m. Alguns desses postes colapsaram depois de três ou quatro anos de utilização, tendo-se conhecimento de quatro deles, nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Todos os colapsos conhecidos desses postes ocorreram com ruptura na emenda entre o módulo tubular 1, engastado ao solo, e o seguinte módulo. Após extenso trabalho de investigação e diagnóstico do problema, levado a cabo em 40 postes demolidos e estocados na cidade de Santana do Parnaíba/SP, ficou demonstrado que o problema patológico mais relevante encontrado era a emenda entre módulos. O diagnóstico apontou a fadiga devido ao excesso de armadura na emenda por traspasse, com taxas variando de 8,5% a 18,2%. Essas taxas efetivas de armadura superaram em muito o limite máximo permitido por norma e recomendável do ponto de vista de transmissão de esforços nessa região. O objetivo principal desta tese é demonstrar que é possível aproveitar esses postes, sem necessidade de sua substituição, através de um procedimento de reforço, original e seguro, que corrija as deficiências iniciais do projeto. Várias alternativas||foram propostas pelo meio técnico aos proprietários desses postes para solução do problema, mas nenhuma conseguiu satisfazer às necessidades operacionais, econômicas e técnicas requeridas. ) A solução estudada minuciosamente nesta tese, consiste, sucintamente, em preencher o fuste do poste na região do traspasse com graute de elevada resistência mecânica e realizar confinamento passivo com uma camada de fibra de carbono, reduzindo as taxas de armadura a níveis adequados e assegurando confinamento da emenda. Essa solução foi ensaiada em laboratório, utilizando-se postes já removidos, ou seja, em escala real, de forma a comprovar a eficiência do reforço proposto. Todos os ensaios com módulos de postes não reforçados mostraram ruptura por falha na transferência de esforços na região do traspasse de armaduras, apresentando mecanismo de ruptura muito próximo ao encontrado na prática, em postes que colapsaram. Todas as rupturas ocorridas em postes reforçados na região do traspasse com a solução proposta ocorreu por flexão no domínio III, sem nenhuma deterioração por fadiga da região do traspasse de armaduras, comprovando a eficiência do reforço proposto. O custo da reabilitação desenvolvida nesta tese é, em média, de um terço à metade do valor da substituição do poste por uma torre metálica, o que a torna uma alternativa altamente atrativa para as empresas do setor, contribuindo para a solução de um grave problema nacional de engenharia (ciência aplicada)

  • Concreto projetado elaborado com cimentos especiais PDF
    • Aluno: José Carlos Gasparim
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2007

    O concreto projetado é largamente utilizado na construção de túneis que compõem sistemas de transporte de uso contínuo, tais como: adutoras; canalizações de esgotos e águas pluviais; rodovias; ferrovias; metrovias e outras, onde tão ou mais importante que a resistência mecânica, é o atendimento aos requisitos de durabilidade, uma vez que intervenções nessas estruturas, para reparos e recuperações prematuras, traduziriam em consideráveis custos, não só financeiros, mas também sociais. O presente trabalho contempla um estudo experimental de análise do comportamento de concretos projetados por via seca, através de ensaios indicadores dos principais parâmetros de durabilidade, constantes de especificações nacionais e internacionais. A pesquisa envolve a avaliação comparativa entre quatro tipos de cimento especialmente formulados para uso em concreto projetado, em relação a outros dois tipos de cimento tradicionalmente empregados na composição de misturas projetáveis, no que se refere ao atendimento aos requisitos relativos à durabilidade, normalmente especificados para o material. Os concretos projetados, elaborados com consumos de cimento de 300 kg/m³, 350 kg/m³, 400 kg/m³ e 450kg/m³ foram inicialmente caracterizados, no estado fresco, com base em ensaios de consistência e depois produzidas amostras, em condições similares às de obra e estas submetidas aos ensaios balizadores de parâmetros de durabilidade adotados neste estudo, a saber: Absorção por Imersão e Fervura, Índice de Vazios, Massa Específica Real; Absorção de Água por Capilaridade; Migração de Íons Cloreto; Resistividade Elétrica; Penetração de Água sob Pressão e Carbonatação Acelerada.||Como alguns dos ensaios supracitados não são destrutivos, foi possível aproveitar corpos-de-prova, que foram depois submetidos a ensaios de resistência à compressão axial e à tração através da compressão diametral, que também contribuíram para caracterização do material. De um modo geral, os resultados foram satisfatórios e atenderam às especificações vigentes. Contudo, os concretos elaborados com cimentos especiais, formulados com granulometria mais fina e adição de metacaulim, apresentaram indicadores de durabilidade consideravelmente superiores aos dos concretos elaborados com cimentos convencionais ou mesmo cimentos especiais formulados com aditivos, inclusive para consumos relativamente baixos. Apesar de não ter sido o foco principal deste trabalho, vale ressaltar os surpreendentes resultados dos ensaios de resistência mecânica, obtidos para os concretos elaborados com cimentos especiais formulados com granulometria mais fina e adição de metacaulim, que atingiram valores de resistência à compressão nunca antes observados, fato que pode tornar o material bastante promissor.

  • Uso do CAD 3D na compatibilização espacial em projetos de produção de vedações verticais em edificações PDF
    • Aluno: Rita Cristina Ferreira
    • Orientador: Eduardo Toledo Santos
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2007

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de uso do CAD 3D para o desenvolvimento de projetos para produção de vedações verticais, sendo a compatibilização parte intrínseca do processo de projeto. A pesquisa foi organizada adotando-se três estratégias, com a finalidade de buscar sucessivas validações em relação às vantagens do uso do CAD 3D proposto quando comparado ao CAD 2D. As estratégias utilizadas foram: um estudo de caso piloto, um levantamento de dados e um experimento exploratório. O estudo de caso piloto e o experimento exploratório, nos quais foi utilizado o método proposto, possibilitaram concluir que o CAD 3D possui vantagens sobre o CAD 2D, sendo mais rápido e mais eficaz na verificação de interferências espaciais, especialmente em situações complexas. Através do levantamento de dados em projetos representados em CAD 2D, concluiu-se também que esse tipo de representação possui características que lhe conferem limitações e podem gerar erros de análise. Foram identificadas cinco características básicas da representação 2D, que podem induzir a erros: ambigüidade, simbolismo, simplificação, omissão e fragmentação. Estas conclusões validaram a proposta usando o CAD 3D para o desenvolvimento de projetos de vedações. A proposta deste trabalho apresenta vantagens em relação ao método corrente de desenvolvimento de projetos com o CAD 2D. Estas vantagens estão relacionadas principalmente à maior facilidade de visualização e uso efetivo de recursos automáticos disponíveis nos pacotes CAD de identificação de interferências, reduzindo os problemas da representação em 2D. Desta forma, a compatibilização torna-se um processo muito mais preciso e rápido.||O método proposto está baseado em modelos de gestão mais modernos, como a engenharia simultânea, incluindo a redução de tempo gasto em atividades que não agregam valor, além de preparar para o uso de ferramentas mais avançadas como o BIM (Building Information Modeling).


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