Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Diretrizes para o estudo de viabilidade da reabilitação de edifícios antigos na região central de São Paulo visando a produção de HIS PDF
    • Aluno: José Yolle Neto
    • Orientador: Luiz Sergio Franco
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2006

    A área central do município de São Paulo apresenta um elevado déficit habitacional frente a um parque imobiliário vago e obsoleto, o que resulta em um constante conflito social, motivado pelos movimentos populares de moradia, através das ocupações desses imóveis. Este trabalho, com base em três estudos de caso, identifica e sistematiza os pontos relevantes que devem ser considerados, culminando nas diretrizes a serem seguidas no estudo de viabilidade de empreendimentos de habitação de interesse social, realizados por meio da reabilitação de edifícios antigos, ou seja, produzir moradias para a população de baixa renda recuperando imóveis obsoletos. As diretrizes estão expostas em um fluxograma, no qual está destacado o que deve ser avaliado e como avaliar cada um dos itens relevantes para o processo.

  • Aspectos de análise de risco das estruturas de concreto em situação de incêndio PDF
    • Aluno: Ricardo de Scarabello Cuoghi
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2006

    O risco de incêndio e seus prejuízos às vidas humanas e ao patrimônio tornaram-se cada vez maiores com o desenvolvimento urbano e a evolução da construção civil. Assim, os meios de proteção contra o incêndio tornam-se cada vez mais necessários, tanto os meios ativos (sprinklers, brigada de incêndio, etc), quanto os meios passivos (proteção térmica de estruturas, etc). Em situação de incêndio, a proteção à vida e ao patrimônio deve ser garantida pelos meios de proteção das edificações, evitando-se elevados custos de recuperação estrutural e, principalmente, o colapso imediato de toda ou parte da estrutura. A eventualidade do sinistro não deve ser desprezada sendo que, melhorar o desempenho das estruturas visando a iminência de um incêndio é sinônimo de economia em um aspecto abrangente: proteção à vida, ao patrimônio e à atividade econômica desenvolvida no estabelecimento. Desta forma, o planejamento na concepção de um edifício é fundamental para a diminuição do risco de incêndio. Aspectos arquitetônicos e estruturais devem ser considerados pelos projetistas não somente como seguimento da Legislação de Prevenção de Incêndios, mas como medidas eficazes na mitigação de riscos de incêndio. A manutenção adequada dos sistemas de prevenção de incêndio e das instalações prediais, assim como a manutenção da carga de incêndio dentro dos edifícios são medidas importantes na redução do risco de incêndio ao longo da vida útil do edifício. Neste trabalho, realiza-se uma apresentação do tema comportamento das estruturas de concreto em situação de incêndio, abordando aspectos de análise de risco incêndio, seguro contra incêndio, o fenômeno incêndio e suas variáveis, meios de proteção térmica das estruturas e aspectos arquitetônicos e estruturais que influenciam na probabilidade de ocorrência de um incêndio.||No plano experimental, analisa-se a susceptibilidade ao fogo do concreto, através da aferição da perda de resistência mecânica de alguns traços submetidos à curvas de temperatura. Realiza-se também a análise de um caso real de incêndio sob o ponto de vista da descrição do incêndio, seus danos às estruturas de concreto e metodologia de recuperação das estruturas afetadas.

  • Gestão do processo de planejamento da produção em empresas construtoras de edifícios PDF
    • Aluno: Renata Gomes Souto
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2006

    Este trabalho pretende contribuir com a caracterização e análise crítica da gestão dos processos nas empresas construtoras de edifícios, analisando especificamente a gestão e integração do processo de planejamento da produção em obras de edifícios residenciais de médio e alto padrão. O presente trabalho é baseado em entrevistas com os principais agentes dos processos de empresas construtoras estudadas e revisão bibliográfica no tema. É realizada análise dos resultados destas entrevistas à luz dos conceitos referentes à gestão de produção, gestão de pessoas e gestão da informação, com foco na integração entre os processos, utilizando a análise do fluxo de atividades como ferramenta de estudo. Esta análise objetiva identificar os gargalos e desafios existentes, e os resultados já alcançados pelas empresas. Como conclusão, foram identificados alguns pontos críticos na gestão do processo de planejamento da produção que interferem direta e indiretamente no desempenho dos empreendimentos, sob a ótica dos diversos autores estudados e dos gerentes entrevistados. Estes pontos críticos foram classificados e priorizados, e a partir deles são propostas ações de melhoria na gestão e integração do processo de planejamento da produção.

  • Classificação de risco dos certificados de recebíveis imobiliários - estruturação de um processo de rating da perda potencial da carteira securitizada PDF
    • Aluno: Fábio Dieguez Barreiro Mafra
    • Orientador: Claudio Tavares de Alencar
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2006

    O presente trabalho apresenta um processo de classificação de risco dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), quanto à carteira de créditos imobiliários, objeto de securitização. O texto, primeiramente, descreve o andamento das operações de securitização no Brasil e no mundo, além de aspectos particulares dessas operações. Em seguida, com maior ênfase, são descritas as principais etapas do processo de rating praticado pelas instituições classificadoras, assim como também, são identificados e analisados os riscos presentes nos CRIs. Riscos estes de origem mercadológica, macroeconômica, legal, e também, associados aos atributos dos créditos que compõem a carteira. Vale destacar, que o processo de classificação proposto tem como foco o investidor que compra o título, aplicando-se ainda, apenas aos CRIs lastreados em créditos imobiliários residenciais. Quanto ao processo de classificação em si, este envolve a simulação do fluxo de caixa da operação; a arbitragem de fronteiras de flutuação do comportamento das variáveis de risco manipuladas no cenário de referência; a geração randômica de uma amostra de laboratório, seguida da análise estatística do nível de perda presente na mesma e; enquadramento do resultado da análise estatística em uma matriz classificatória para obtenção da nota de risco dos CRIs. Portanto, ao fim do trabalho terão sido apresentados procedimentos que se entendem como válidos à análise da perda potencial de carteiras de créditos imobiliários residenciais, além de recomendações e orientações quanto a sua real aplicabilidade no mercado brasileiro.

  • Dinâmica da rua de comércio na cidade de São Paulo PDF
    • Aluno: Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2006

    Este estudo dedica-se a levantar elementos que configurem a dinâmica da rua de comércio dentro de um contexto de transformações recentes da atividade comercial na cidade de São Paulo. O método envolve o estudo da dinâmica da rua sob três diferentes aspectos: pela evolução urbana, pelas transformações sócio-econômicas e pelos hábitos de compra do consumidor. A síntese se apóia em pesquisas quantitativas para relacionar as principais ruas de comércio, categorias de produtos mais procurados e as razões pelas quais as pessoas freqüentam estas ruas de comércio.Apresenta os principais atributos de uma rua de comércio, através do levantamento do seu mix de lojas, ocupação e transformações.


Anterior Próximo
    1. . .  45    46    47    48    49    50    51    52    53    54  . . . 157