Teses, Dissertações e Monografias

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  • Avaliação do concreto com agregados graúdos reciclados de resíduos de construção e demolição reforçado com fibras de aço PDF
    • Aluno: Ivie Ferrari Della Pietra
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    As vantagens do emprego do concreto reforçado com fibras de aço são bem conhecidas do meio técnico internacional e começam a ser nacionalmente. As fibras de aço, mesmo quando utilizadas em baixos teores, conferem ao concreto um comportamento pseudo-dúctil ao atuarem como ponte de transferência de tensões pelas fissuras, dificultando a propagação das mesmas. Também são notórios o problema ambiental gerado pelos resíduos de construção e demolição e a importância que têm as pesquisas que objetivam reaproveitar este material. A geração incessante dos resíduos de construção e demolição faz com que, por falta de espaço nos bota-foras, esses resíduos sejam dispostos em áreas irregulares causando sérios danos ambientais e à saúde pública. A reciclagem é um método eficaz de gestão dos resíduos de construção e demolição. Estudos têm sido realizados para se obter alternativas viáveis de reciclagem desses resíduos. Uma alternativa de reciclagem dos resíduos de construção e demolição que tem sido pouco pesquisada é a substituição dos agregados naturais do concreto reforçado com fibras de aço por agregados reciclados. Como a variabilidade dos agregados obtidos a partir dos resíduos de construção e demolição é bastante elevada, o controle das características dos agregados reciclados é importante para o controle da qualidade do controle. Este controle pode ser conseguido através da separação dos agregados reciclados em diferentes faixas de massa específica (diferentes||porosidades). Com agregados reciclados separados em diferentes faixas de massa específica, é possível viabilizar ou otimizar o uso do concreto com agregados reciclados reforçado com fibras de aço. ) O objetivo deste trabalho consistiu em realizar uma avaliação comparativa de comportamento mecânico dos concretos reforçados com diferentes teores de fibras de aço, com agregados graúdos naturais e reciclados de resíduos de construção e demolição, sendo estes últimos separados em diferentes faixas de massa específica. Assim, foi possível avaliar a influência da porosidade do agregado reciclado no desempenho mecânico do concreto reforçado com fibras de aço. No programa experimental realizado para alcançar o objetivo proposto, os agregados reciclados foram separados em duas diferentes faixas de massa específica: entre 1,9 e 2,2 g/cm³ e entre 2,2 e 2,5 g/cm³. Foram utilizados os seguintes teores de fibras de aço: 0, 10, 20 e 40 kg/m³. As propriedades avaliadas para os compósitos produzidos foram: resistência à compressão, resistência à tração na flexão, tenacidade e absorção de água por imersão. Como principais resultados obtidos do programa experimental tem-se que o concreto com agregados reciclados com massa específica entre 2,2 e 2,5 g/cm³ apresentou resistência à compressão próxima à do concerto convencional. O mesmo não ocorreu para o concreto com agregados com massa específica entre 1,9 e 2,2 g/cm³, cuja resistência foi menor. Em relação à resistência à tração||na flexão, os concretos com agregados reciclados, qualquer que seja a massa específica, apresentaram perda de propriedades em relação ao concreto convencional. Entretanto, com o aumento do teor de fibras de aço, apesar da resistência à compressão não se alterar, o comportamento dos compósitos com agregados reciclados em relação à resistência à tração se aproximou daquele obtido para o compósito com agregados naturais. ) Assim, comprovou-se que, para compósitos com teor de fibras de aço igual a 40 kg/m³ e resistência à tração na flexão igual a 5,0 MPa, os agregados graúdos naturais podem ser substituídos por agregados reciclados com massa específica entre 2,2 e 2,5 g/cm³ sem que haja aumento significativo no consumo de cimento ou perda de tenacidade

  • Caracterização de tintas látex para construção civil PDF
    • Aluno: Josias Marcelino da Silva
    • Orientador: Kai Loh
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    A grande variedade de tinta látex encontrada no mercado dificulta a seleção de produtos, parte importante de um projeto de construção. Atualmente, as tintas látex são diferenciadas pela denominação na embalagem, que sugere a composição polimérica e o acabamento da tinta e, pelo preço que pode variar sensivelmente de uma para outra. Não são encontrados critérios de desempenho para distinguir diferentes classes de tinta dentre as existentes no mercado. Neste trabalho é apresentado um diagnóstico do mercado, realizado por meio da caracterização de tinta látex coletadas na Região Metropolitana da cidade de São Paulo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a lojas especializadas no ramo e em catálogos de fabricantes, que revelou a existência de cinco classes de tinta látex. Foram coletadas dez amostras de cada classe de tinta e submetidas a ensaios, selecionadas com base no levantamento bibliográfico das normas internacionais de classificação e de especificação, nas discussões técnicas da Comissão de Estudo de Tintas para Edificações não Industriais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na experiência adquirida pelo pesquisador em laboratório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) onde se avalia o desempenho de tintas para a construção civil. O levantamento bibliográfico mostrou os requisitos que são freqüentes e mais avaliados para as tintas látex em países estrangeiros, bem como os critérios de classificação e de||especificação utilizados nas normas internacionais. Esses critérios foram confrontados com a especificação nacional e constatou-se que, na maioria dos casos, são inferiores. O estudo identificou o componente das tintas látex cujo teor na formulação tem maior influência nas suas propriedades e melhor explica a diferença de preço das tintas disponíveis atualmente no mercado. ) O diagnóstico de mercado, com base nos resultados dos ensaios realizados em tintas das cinco classes, permitiu emitir uma proposta de especificação com base nas propriedades que melhor diferenciaram as tintas encontradas no mercado. Essa especificação constitui uma ferramenta de escolha de tintas látex para a construção civil, além de contribuir para a especificação técnica no País

  • Modelos de previsão da despassivação das armaduras em estruturas de concreto sujeitas à carbonatação PDF
    • Aluno: Thomas Garcia Carmona
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    Este trabalho é iniciado apresentando os conceitos teóricos necessários para o bom entendimento do tema tratado, incluindo corrosão de armaduras, passivação, despassivação, vida útil e também conceitos de análise de riscos e teoria da confiabilidade. No terceiro capítulo é feita a revisão bibliográfica das variáveis que influem na carbonatação do concreto, apresentando um panorama do conhecimento atual sobre o tema, tanto no Brasil como no exterior. No quarto capítulo são apresentados e discutidos os modelos de previsão da carbonatação sendo também feitas comparações entre os resultados obtidos pelos modelos principais. No capítulo cinco é apresentado o trabalho experimental que objetiva contribuir com o conhecimento sobre a variabilidade da carbonatação e dos cobrimentos por meio de um estudo de caso real. A estrutura estudada foi o subsolo de um edifício residencial na zona central da cidade de São Paulo, no qual foram feitas diversas medidas de profundidade de carbonatação, cobrimentos de armaduras, concentração de CO2 ambiente e umidade relativa do ar. Os resultados foram tratados por meio de análise de variância e os valores de profundidade de carbonatação foram comparados com os valores previstos empregando modelos de previsão. Foi realizado o cálculo teórico da probabilidade de despassivação que foi comparada com a incidência real de despassivação observada. Os coeficientes de variação encontrados também foram comparados com os resultados de||outras pesquisas atuais. É apresentado o desenvolvimento de um programa computacional para previsão do período de iniciação por métodos deterministas e probabilistas

  • Metodologia para inspeção e diagnóstico de pontes e viadutos de concreto PDF
    • Aluno: Marcos Pedrosa Mitre
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    Pontes e viadutos de concreto são estruturas fundamentais para que rodovias e ferrovias transponham obstáculos naturais ou artificiais, mantendo o fluxo contínuo de cargas e pessoas com menor trajeto. Estas estruturas estão sujeitas a processos de deterioração devido à exposição direta aos agentes agressivos do ambiente e às solicitações estruturais de distintas naturezas e magnitudes. Por tais razões, as obras-de-arte especiais (OAEs), como são conhecidas no meio técnico, perdem gradual ou abruptamente sua capacidade de atender aos requisitos de utilização, ou seja, segurança e adequação funcional, resistência e estabilidade estrutural e, por fim, durabilidade. Para a manutenção das condições de uma OAE, são necessárias inspeções periódicas visando à identificação dos processos de deterioração existentes e à sua adequada correção ou prevenção em tempo hábil e de forma econômica. Esta Dissertação tem o objetivo de propor e aplicar um método de inspeção de pontes e viadutos de concreto com foco específico nos aspectos de durabilidade e de forma mais concisa em alguns aspectos estruturais e funcionais. Para tanto, realizou-se a revisão e análise crítica da literatura nacional e internacional sobre o tema, contemplando o fluxograma de atividades, os procedimentos e métodos de ensaio propostos e, por fim, os critérios de amostragem e avaliação de cada método. Para complementar a revisão do conhecimento atual sobre o tema, os principais problemas patológicos que afetam||as pontes e viadutos e os principais métodos e equipamentos de ensaio para seu diagnóstico e avaliação são apresentados e discutidos sucintamente. Por fim, o método proposto foi aplicado ao caso real de uma ponte ferroviária de concreto armado com 55 anos situada em ambiente marinho e com problemas estruturais e de durabilidade. ) A inspeção realizada consistiu em um estudo minucioso dos processos de deterioração da estrutura e de seus componentes, sendo os principais ligados à corrosão das armaduras devido à contaminação por íons cloreto, falhas de concretagem e fissuras no concreto. A metodologia de amostragem e análise dos resultados de cada ensaio é descrita e justificada. Os resultados são avaliados de forma individual e conjunta para elaborar um diagnóstico abrangente e preciso do problema, tentar estimar sua evolução futura e, por fim, definir a urgência de intervenção corretiva e as alternativas técnicas existentes. Esta pesquisa demonstrou a importância da adoção de um método prático e objetivo para a inspeção de OAEs devido à complexidade e diversidade de aspectos envolvidos. A seleção de métodos adequados de ensaio, com procedimentos e critérios de amostragem e julgamento padronizados é outro fator fundamental para que um conjunto de OAEs inspecionadas possa ser avaliado de forma uniforme, conduzindo a resultados consistentes e comparáveis, permitindo a classificação dos diferentes graus de deterioração e de urgência de intervenção corretiva ou preventiva.||A adoção de critérios adequados de inspeção e julgamento, empregados por profissionais apropriadamente treinados, garante o levantamento de dados confiáveis e representativos que orientam a política de manutenção das OAEs de forma segura aos usuários e econômica aos órgãos gestores

  • Empreendimentos para o público da terceira idade PDF
    • Aluno: Daniel Pitelli de Britto
    • Orientador: Eliane Monetti
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    O presente trabalho tem por objetivo propor diretrizes que orientarão empreendedores do setor da construção civil no desenvolvimento de empreendimentos com fins habitacionais para a terceira idade - Seniors' Housing. Tema estudado com freqüência nos Estados Unidos, onde já se implantam empreendimentos para esse público há muito, fato não ocorrido no Brasil, onde a grande maioria das implantações não é específica. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as condições sociais e demográficas que marcaram a evolução do mercado de empreendimentos para terceira idade nos Estados Unidos e comparadas com as condições registradas no Brasil e também foi estudado como foram estruturados os empreendimentos que atendem ao mercado norte-americano de moradia para a terceira idade. Depois, foram testadas as formatações encontradas junto à população paulistana, através de uma pesquisa de campo. As principais conclusões foram a respeito da segmentação de mercado, características físicas desejáveis, serviços a serem ofertados e limitações na dimensão e forma de cobrança do preço. Os idosos preferem residir próximo de onde residem atualmente e devem ser segmentados por idade e renda, sabendo que quanto maiores as idades e rendas mais difíceis serão as mudanças. Uma Seniors' Housing deve ser mista, atendendo idosos tanto independentes quanto dependentes, sabendo que serviços são mais importantes que amenidades. Empreendimentos de base imobiliária são os mais indicados,||com o empreendedor à frente da gestão do negócio, porém a propriedade e a posse da unidade habitacional é passada ao residente após o pagamento de um preço. O formato de custeio das operações mais indicado é o de pagamentos mensais como um pacote de serviços, dependendo do que o morador utilizar de prestação de serviços


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