Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Readequação do uso de áreas de fundo de vale desocupadas por intervenções em assentamentos informais PDF
    • Aluno: Fernanda Paes de Barros
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    O presente trabalho estuda as possíveis soluções para se readequar o uso das áreas de fundo de vale que foram desocupadas mediante intervenções em assentamentos informais. Para isso, foi preciso estabelecer conceitos como o que são e quais são os tipos de assentamentos informais e de metodologias de intervenção em assentamentos informais. O trabalho procura dar ênfase aos assentamentos informais em áreas de fundo de vale, definindo tais áreas, apresentando suas restrições legais de uso e ocupação do solo, destacando as possíveis metodologias de intervenções nestas áreas e as propostas de readequação do uso das áreas desocupadas. Dentro deste tema, procurou-se mostrar como a Cidade de Curitiba tem lidado com seus assentamentos informais em áreas de fundo de vale. Para ilustrar uma solução adotada em readequação do uso de área de fundo de vale desocupada por assentamentos informais, foi feito um estudo de caso em Curitiba, por meio do método denominado Avaliação Pós-Ocupação (APO). Trata-se da Operação Cajuru que adotou como solução a construção de um parque ao longo do Rio Atuba. Este parque foi construído com o objetivo de preservar as margens do rio, de inibir novas invasões e de promover esporte e lazer para a população vizinha. O estudo de caso procurou saber se os objetivos para os quais tal solução foi adotada estão realmente sendo atingidos

  • Programas permanentes de uso racional da água em campi universitários PDF
    • Aluno: Gisele Sanches da Silva
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2005

    No contexto da crescente problemática da água, soluções em diferentes níveis têm sido adotadas no Brasil e no mundo. Exemplo de atuação no nível dos sistemas prediais, o uso racional da água tem sido objeto de diversos estudos. Neste trabalho, são avaliados, segundo uma abordagem sistêmica, as atividades a serem contempladas na implementação de Programas Permanentes de Uso Racional da Água, especialmente em campi universitários, e seus potenciais resultados. Características dos campi como área, número de edificações, população e consumo de água elevados, além do desenvolvimento de múltiplas atividades, demonstram sua importância e justificam a atenção. São avaliadas, portanto, as atividades de planejamento, pré-implantação, implantação e pós-implantação, além das atividades de gestão da demanda de água, que devem permear todo o Programa. Como resultado desta implementação estruturada, propõe-se, como impactos - a redução do consumo de água, e como efeitos - alterações no sistema de suprimento de água fria, em rotinas administrativas e de manutenção predial, e em parâmetros de projeto; desenvolvimento tecnológico dos equipamentos; despertar para a conservação da água; e mudanças comportamentais dos usuários. A implementação e os resultados do Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo (PURA-USP) completam o trabalho. Em desenvolvimento desde 1998, o PURA-USP obteve, como impactos até 2003, uma redução no consumo de água de 36% (de||137.881 para 88.366 m³/mês) e um benefício líquido acumulado de R{dollar} 46,61 milhões

  • Proposta de ampliação do modelo IFC com a contribuição do IES LM-63: A luminária no ciclo de vida da Edificação. PDF
    • Aluno: Sérgio Leal Ferreira
    • Orientador: Alexandre Kawano
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2005

    As atuais tecnologias de informação permitem a manipulação de um volume grande de dados por diversas pessoas simultaneamente, representando uma valiosa ajuda aos profissionais de AEC (Arquitetura, Engenharia Civil e Construção). Para servir de base a essa manipulação é imprescindível que os dados estejam organizados em um conjunto harmônico, consistente e compartilhável. Os benefícios são numerosos, principalmente advindos da maior facilidade, rapidez e segurança na comunicação entre os indivíduos diretamente atuantes no ciclo de vida da edificação. A complexidade de um conjunto de informações desse tipo é muito grande, tanto pelo número de informações necessárias e de pessoas envolvidas, quanto pela quantidade e diversidade de interesses relacionados ao uso dessas informações. Nos últimos anos surgiram diversas propostas desses conjuntos de informações, em vários níveis de complexidade. Algumas propostas tiveram continuidade chegando a dar suporte a ferramentas computacionais muito utilizadas hoje em dia. É o caso do IES LM-63, sigla utilizada para se referir ao arquivo padrão de intercâmbio de dados relacionados às luminárias (IES Standard File Format for Electronic Transfer of Photometric Data and Related Information), elaborado pela IESNA (Illuminating Engineering Society of North America) e aprovado pelo ANSI (American National Standards Institute), e do IFC (Industry Foundation Classes), que é um modelo amplo dos elementos do ciclo de vida de uma edificação elaborado pela IAI (International Alliance for Interoperability) e aprovado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta tese apresenta uma proposta de ampliação do modelo IFC na qual se inclui uma especificação mais ampla e eficiente do elemento luminária, baseada na descrição do IES LM-63. Analisam-se os caminhos possíveis para essa proposta e demonstra-se a viabilidade e as vantagens dessa ampliação ao utilizá-la no cálculo de iluminação de ambientes.

  • Estudo da fissuração associada à retração em argamassas para reparo em estruturas de concreto PDF
    • Aluno: Manuel Ramón Grullón Peña
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2004

    A durabilidade das estruturas de concreto tem se tornado um assunto de interesse mundial nas últimas duas décadas. Os custos econômicos associados a reparos de estruturas de concreto são cada vez maiores, e cada vez mais a incidência de insucessos nessas intervenções corretivas que não resultam adequadas é reportada. No Brasil a técnica de intervenção corretiva mais utilizada é a de reparos localizados com argamassas base cimento modificadas com polímeros. Uma das patologias mais comumente apresentada quando do uso deste tipo de intervenção é a fissuração associada à retração. O presente trabalho pretende avaliar a influência das variáveis mais importantes e até de alguns parâmetros de dosagem, na fissuração devido à retração de argamassas de reparo. Para tal foi estudada uma família de argamassas com mesma consistência de traços 1:1,0, 1:1,5, 1:2,2 e 1:3,0; utilizando para estas um teor fixo de polímero e de aditivo superplastificante com relação à massa do cimento. Foram também avaliadas três argamassas de base cimento modificadas com polímeros disponíveis no país e comercializadas para o reparo de estruturas de concreto, de modo a classificar e comparar estas quanto à fissuração, em relação àquelas dosadas em laboratório. Para avaliar a tendência à fissuração das argamassas foram realizados ensaios de retração potencial livre, resistência à tração na flexão, módulo de elasticidade e retração restringida. Os resultados obtidos mostram que o modelo ej -||ftj/Ecj conseguiu acusar a fissuração das argamassas que realmente fissuraram no ensaio de retração restringida. Esse modelo considera todas as variáveis influentes na fissuração medidas no programa experimental. Verificou-se também que para um estudo mais simplificado pode ser utilizado um modelo que considera apenas a retração livre, porém este se coloca sempre a favor da segurança. ) Para argamassas de uma mesma família pode-se dizer que há um traço que apresenta a menor tendência à fissuração

  • Implementação de programas setoriais da qualidade na construção civil PDF
    • Aluno: Cláudia Nascimento de Jesus
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2004

    Esta pesquisa trata do Programa Setorial da Qualidade - PSQ voltado a empresas construtoras, do Programa QUALIHAB da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU. Seu principal componente, expresso através de um referencial normativo baseado na série de normas NBR ISO 9000, é a exigência de que a empresa implemente e mantenha um sistema de gestão da qualidade. Partindo da avaliação da implementação desse PSQ conduzida pela CDHU, entre 2000 e 2003, e adotando como método uma revisão bibliográfica e um estudo de campo que envolveu reuniões com profissionais, empresas e organismos de certificação e a participação em vistorias técnicas, esta pesquisa não somente descreve e analisa esse processo de avaliação como apresenta e discute as medidas corretivas dele decorrentes, sob a ótica do Método de Melhorias PDCA. Ela também propõe novas medidas corretivas com base na situação atual do Programa e dos produtos finais entregues à população. A importância do método de verificação da efetividade da implementação do Programa ficou demonstrada, pois permitiu identificar problemas concretos e possibilitou a promoção de diversas ações de melhoria. As reflexões apresentadas nesta pesquisa serão úteis para o aprendizado da implementação de outros PSQ no segmento de serviços e obras


Anterior Próximo
    1. . .  56    57    58    59    60    61    62    63    64    65  . . . 157