Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Indicadores físicos de urbanização para subsidiar a avaliação de custos de conjuntos habitacionais horizontais de interesse social PDF
    • Aluno: Kelly Paiva Inouye
    • Orientador: Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Este trabalho propõe um conjunto de indicadores físicos de urbanização, a fim de subsidiar a avaliação dos custos de infra-estrutura envolvidos em diferentes posturas de projeto de empreendimentos de conjuntos habitacionais. Para auxiliar a elaboração e análise de tais indicadores, realizaram-se estudos bibliográficos, visitas a conjuntos habitacionais, entrevistas com profissionais e estudos de caso. Neste texto serão apresentados, inicialmente, os conceitos e as informações, obtidos a partir da bibliografia estudada, que foram considerados relevantes para a compreensão do tema. Em seguida, expõem-se as idéias envolvidas com os indicadores, que serão tratados neste trabalho, bem como alguns resultados e análises dos estudos de caso. Estes estudos de caso dizem respeito a projetos de empreendimentos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU e pela empresa Rossi Residencial S.A. Acredita-se que a pesquisa, aqui apresentada, proporcionará discussões relevantes sobre o tema e dará subsídios objetivos e quantificáveis para a avaliação de projetos de urbanização de conjuntos habitacionais, considerando-se o aspecto de custo.

  • Avaliação de desempenho do revestimento decorativo monocamada PDF
    • Aluno: Rosa Maria Crescencio
    • Orientador: Mércia Maria Semensato Bottura de Barros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    A racionalização dos métodos e processos construtivos, que perdura desde os anos 80, tem aberto espaço para o emprego e surgimento de novos materiais e tecnologias construtivas, no mercado brasileiro. As argamassas de base cimentícia para revestimento decorativo de fachadas de edifícios, aplicadas em camada única de pequena espessura, resultando no usualmente chamado de revestimento decorativo monocamada (RDM), estão entre os novos materiais que vêm sendo introduzidos no mercado, com um forte apelo à racionalização da produção de revestimentos de fachada. É neste cenário, de inúmeras mudanças nos métodos construtivos, que se insere este trabalho, tendo como objetivo principal avaliar o desempenho do RDM, por via experimental, em situações simuladas de utilização. Para que este objetivo fosse atingido, o trabalho apresenta inicialmente, as características do RDM, sua introdução no mercado brasileiro e as principais técnicas de aplicação. E, a partir dos requisitos de desempenho de um revestimento para fachada, é proposto o plano experimental para avaliação do RDM, que partiu da produção de doze painéis constituídos por pórticos de concreto armado e alvenaria de vedação de blocos de concreto ou cerâmicos, revestidos com três tipos distintos de argamassas. Para avaliar o desempenho dos revestimentos, foram utilizados ensaios de controle de fissuração pela secagem natural dos revestimentos; resistência de aderência à base, à tração e ao cisalhamento; estanqueidade; resistência ao choque térmico e resistência ao impacto superficial.||Com o desenvolvimento do trabalho conclui-se que os tipos de revestimento decorativo monocamada existentes no mercado, apesar de terem potencial para proporcionar a necessária racionalização da produção de revestimento de fachada, têm comportamento distinto quando aplicados em diferentes substratos, podendo ou não apresentar o desempenho adequado para um revestimento de fachada, em função de condições específicas de aplicação e de uso. Portanto, é necessário o estudo específico de acordo com um projeto de revestimento, a fim de que se faça a escolha mais adequada para cada empreendimento.

  • Uso racional da água em escolas públicas PDF
    • Aluno: Flávio Augusto Scherer
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    As questões relativas à água e sua escassez estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, em várias partes do mundo, sobretudo as que vivem em centros urbanos, com grandes concentrações demográficas. Dentro deste contexto, as escolas públicas brasileiras, além de atuarem na formação do cidadão, podem ser fontes potenciais para a promoção e a implantação de programas de uso racional da água, atuando na própria formação de gestores da água. Com o objetivo de reduzir o consumo de água em edifícios escolares públicos, sistematizou-se um conjunto de diretrizes, para serem aplicadas por uma Secretaria de Educação, Estadual ou Municipal, à sua rede escolar, contribuindo para o uso racional da água, no melhor aproveitamento dos insumos prediais e dos escassos recursos financeiros destinados às escolas. Adotou-se como modelo, a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A elaboração das diretrizes foi realizada, principalmente, a partir de um estudo bibliográfico dos principais programas brasileiros de uso racional da água, com atuação em edifícios, juntamente com uma avaliação de três escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, no Município de Curitiba, no Estado do Paraná. A pesquisa de campo teve caráter exploratório, no entanto, nenhuma intervenção física foi realizada nesses estabelecimentos. O desenvolvimento deste trabalho traz também, considerações relativas às possíveis dificuldades que podem ocorrer durante o processo de planejamento e implantação de um Programa de Uso Racional da Água em edificações escolares públicas, sobretudo, quando da utilização de ações tecnológicas. As diretrizes apresentadas trazem subsídios para novos programas de uso racional da água, com atuação em edifícios escolares, além de outros parâmetros a serem considerados em futuros projetos de escolas.

  • Inovação tecnológica nas edificações e a introdução da estrutura metálica em Minas Gerais PDF
    • Aluno: Marco Antônio Penido de Rezende
    • Orientador: Alex Kenya Abiko
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2003

    O objetivo deste trabalho foi sistematizar e analisar os fatores determinantes da inovação na tecnologia da construção das edificações brasileiras. Como marco teórico foram utilizadas a teoria Neo-Schumpeteriana, a teoria dos Sistemas e Produtos Complexos, e a teoria de Rogers para a difusão de inovações. A contraposição do marco teórico à revisão da literatura sobre o tema levou ao estabelecimento dos fatores principais no processo de inovação tecnológica das edificações, os quais foram utilizados na análise do processo de introdução das estruturas metálicas soldadas no Estado de Minas Gerais. Tal análise levou à reafirmação daqueles fatores e à descoberta de outros igualmente importantes no processo de inovação tecnológica

  • Sistemas de gestão ambiental em empresas construtoras de edifícios PDF
    • Aluno: Clarice Menezes Degani
    • Orientador: Francisco Ferreira Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Os empreendimentos de construção civil são um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. Essa pesquisa justifica-se assim pela necessidade da minimização de tais impactos e do desenvolvimento de ferramentas para a gestão ambiental, aplicáveis no âmbito das empresas construtoras. A aplicabilidade de sistemas de gestão ambiental em empresas construtoras de edifícios é determinada por meio da caracterização dos aspectos ambientais de seu processo produtivo e também da discussão do panorama político e legislativo, setorial e acadêmico, que demonstram a tendência por uma construção mais sustentável. A análise dos elementos propostos pela norma ISO 14001:1996 também justifica a opção pela gestão ambiental em empresas construtoras, uma vez que se apresenta como uma forma coerente e viável de padronizar a ação destas empresas sobre os aspectos ambientais identificados. E, finalmente, para ilustrar a aplicabilidade de sistemas de gestão ambiental em empresas construtoras de edifícios é proposta uma metodologia específica integrando os conceitos da gestão ambiental à gestão da qualidade e atuando sobre os seus pontos críticos. Como fundamentos para a elaboração desta metodologia, é feita uma análise das similaridades entre os sistemas de gestão e, principalmente, uma análise das experiências observadas nos estudos de caso e nos depoimentos apresentados por empresas construtoras, incluindo a observância de suas especificidades, necessidades e dificuldades.


Anterior Próximo
    1. . .  66    67    68    69    70    71    72    73    74    75  . . . 157