Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Avaliação de metodologias de ensaio destinadas à verificação da eficiência de aditivos superplastificantes em pastas de cimento Portland PDF
    • Aluno: Renata Monte
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Atualmente, na tecnologia do concreto busca-se obter relações água/cimento menores sem redução de trabalhabilidade, o que tem sido alcançado com o uso de aditivos superplastificantes. No entanto, ocorrem freqüentes problemas e dúvidas quanto à utilização e eficiência desses aditivos como, por exemplo: a compatibilidade com o cimento utilizado. No sentido de se obter parâmetros para a seleção de uma metodologia de ensaio que seja confiável para a avaliação destes aditivos, bem como, sua compatibilidade com os diversos cimentos disponíveis no mercado, foi desenvolvido um estudo experimental. Neste estudo foram avaliadas duas metodologias de ensaios, o espalhamento pelo mini-abatimento do tronco de cone e o tempo de escoamento pelo funil de Marsh, em paralelo com a determinação da viscosidade através de um viscosímetro rotativo. O estudo foi realizado em pastas e foram avaliados os seguintes parâmetros: o teor de saturação dos aditivos com cada metodologia, a relação entre as propriedades medidas através das metodologias avaliadas e a dispersão dos resultados para pastas de seis viscosidades diferentes. Para tanto, foram utilizados dois cimentos do mercado brasileiro e quatro aditivos superplastificantes, abrangendo diferentes faixas de viscosidades. As metodologias de ensaio em pastas de cimento, o mini-abatimento e o funil de Marsh, foram adequadas para indicar um teor de referência para a confecção de concretos com aditivos superplastificantes com maior segurança, apresentando resultados correlacionáveis. O mini-abatimento apresentou uma melhor adaptação na avaliação de misturas com as diferentes viscosidades estudadas, além de apresentar menor dispersão para todas as viscosidades avaliadas.||Entretanto, para a faixa de viscosidade onde os teores de saturação dos aditivos ficaram concentrados, os resultados do mini-abatimento e do funil de Marsh apresentaram boas correlações, exceto para misturas muito fluidas, onde o funil de Marsh pode ser adaptado reduzindo o diâmetro do funil, sendo esta uma proposta para as futuras pesquisas.

  • Estudo das propriedades térmicas do concreto de média e alta resistência PDF
    • Aluno: Tiago Ern
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    O estudo térmico, em tecnologia do concreto, tem se mostrado importante ao longo dos anos pela sua farta ocorrência em grandes obras com barragens. Recentemente, com o aumento das aplicações do concreto de alta resistência este estudo tem se mostrado necessário para garantir a viabilidade de empreendimentos nos centros urbanos frente às exigências de durabilidade preconizadas nos novos códigos nacionais e internacionais. O programa experimental deste trabalho consistiu em investigar o calor de hidratação em pastas de cimento, argamassas e de concretos. O estudo em pastas foi realizado para caracterização dos cimentos utilizados nos traços de concreto. Nas argamassas investigou-se a influência da relação água/cimento no calor de hidratação do cimento. Finalmente, nos concretos, foram determinadas curvas de calor quase-adiabático em traços de fck de média e alta resistência. A influência do consumo de cimento, da relação água/cimento e dos diferentes aditivos utilizados nos traços pôde ser observada e comentada. Os resultados mostram a influência do consumo de cimento no valor total acumulado, dos aditivos no atraso de pega ou atraso do início de dissipação repentina do calor e da relação água/cimento no pico de calor dos concretos. De açor do com resultados de estudos de caso e dos experimentos realizados, foram feitas sugestões de projeto e construção de estruturas em concreto massa de média e alta resistência nos centros urbanos. Além disso, são apresentadas simulações do desenvolvimento térmico de peças estruturais com os concretos estudados. A análise de resultados dos experimentos e das simulações permitem-nos concluir que é importante considerar nos projetos atuais, entre outros fatores já estudados ao longo dos anos: o consumo de cimento, influência da relação água/cimento, temperatura de lançamento, choque térmico, resfriamento gradual e gradientes térmicos.

  • Rejuntamento de revestimentos cerâmicos PDF
    • Aluno: Max Junginger
    • Orientador: Jonas Silvestre Medeiros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica a respeito dos rejuntes para revestimento cerâmico. A nomenclatura internacional é explorada e os tipos de rejunte e seus empregos são enumerados. Para embasar o leitor sobre o revestimento cerâmico, os principais conceitos a ele relacionados são exibidos de forma sucinta. Uma vez que o rejunte é um componente importante do revestimento cerâmico, suas funções dentro desse subsistema são abordadas em detalhes. O aspecto de alívio de tensões é amplamente comentado, uma vez que essa é uma função essencial do rejunte, particularmente no caso de fachadas. Ao final, são abordados os aspectos de preparo e aplicação dos rejuntes, particularmente os produtos cimentícios. O rejuntamento de locais específicos, como encontros com selantes e interfaces com aparelhos sanitários são detalhados com vistas à diminuição da ocorrência de manifestações patológicas futuras. No trabalho experimental, painéis em forma de laje revestidos com placas cerâmicas são submetidos à flexão até a ocorrência de desplacamento, objetivando detectar qual a influência da largura da junta e do tipo de argamassa adesiva na ruptura do corpo-de-prova. Os resultados indicam que a largura das juntas de assentamento assumem importância apenas quando a argamassa adesiva apresenta alta resistência de aderência.

  • O método de melhorias PDCA PDF
    • Aluno: Fábio Felippe de Andrade
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Esta dissertação apresenta o Método de Melhorias conhecido como PDCA, e seu potencial de aplicação no setor da construção civil. Para a realização desta pesquisa, foi avaliado, em um primeiro plano, o próprio Método de Melhorias, sua estrutura básica de funcionamento, para, em um segundo plano, paralelo a essa avaliação, discorrer sobre as suas aplicações na construção civil. Essa primeira avaliação abrange desde a origem do método em questão, seus princípios, seu idealizador, e as pessoas que mais se destacaram na sua disseminação no meio gerencial, até a descrição completa do método, detalhando cada módulo de aplicação, os envolvidos em cada etapa, e seus possíveis resultados alcançados ao final do ciclo. Ao final desse estudo, é discutida a aplicação prática desse método, assim como seu potencial de aplicação com alguns sistemas de gestão da qualidade adotados pelo setor da construção civil (QUALIHAB, SiQ-C, e outros), bem como os resultados avaliados em empresas que utilizam o método PDCA em seu sistema de gestão. Concluindo, é apresentada uma análise crítica das dificuldades e das vantagens da implementação, propondo estratégias de implementação do método de melhorias PDCA nos sistemas de gestão das empresas e empreendimentos.

  • Metodologia de análise e seleção de inovações tecnológicas na construção de edifícios PDF
    • Aluno: Julio Cesar Sabadini de Souza
    • Orientador: Fernando Henrique Sabbatini
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2003

    O objetivo principal do trabalho é propor uma metodologia que oriente e discipline o processo de tomada de decisões na seleção de inovações tecnológicas na construção de edifícios. Para isso, inicialmente, apresenta-se os conceitos envolvidos na tomada de decisões e analisa-se alguns casos de decisão na seleção de novas tecnologias em empresas da indústria seriada e da indústria da construção civil. A partir desse referencial, propõe-se a metodologia, que tem como diretrizes a redução de riscos e a otimização da relação custo/benefício e na qual se utiliza o Método da Análise Hierárquica - MAH para a ponderação dos critérios e comparação das alternativas. Em seguida formula-se um exemplo de aplicação da metodologia proposta para a decisão sobre a adoção da vedação de gesso acartonado em uma empresa construtora e incorporadora de edifícios. A principal conclusão que se chega ao final da elaboração do trabalho é pela importância da adoção de uma metodologia na resolução de um problema de decisão complexo como o da introdução de uma nova tecnologia de vedação


Anterior Próximo
    1. . .  67    68    69    70    71    72    73    74    75    76  . . . 157