Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Projeto axiomático de arquitetura PDF
    • Aluno: Simone Monice
    • Orientador: Joao Roberto Diego Petreche
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Os sistemas CAD ("Computer Aided Design") existentes não possuem ferramentas que, associadas a eles, possibilitem um suporte às fases iniciais de projeto, uma vez que são inaptos a trabalhar com informações subjetivas e imprecisas. Através do estudo de caso das fases iniciais do projeto de um teatro, buscamos identificar as informações relevantes desta etapa de projeto sob o ponto de vista do raciocínio do arquiteto, verificando os mecanismos cognitivos envolvidos. Este estudo de caso também foi útil para validar a utilização da Teoria de Projeto Axiomático (TPA) desenvolvida por Suh (1990) para a fase de concepção de Projetos Arquitetônicos, e como uma forma de identificar as particularidades de sua aplicação nesta área. Os resultados obtidos levaram a uma estruturação da fase de concepção do projeto com a TPA. Isto possibilitou o projeto de um software que associado a um sistema CAD implementa em meio eletrônico esta metodologia. O projeto deste software, feito também a partir da TPA, buscou essencialmente propiciar a organização das informações como um auxílio à visualização da questão a ser solucionada pelo projeto arquitetônico como um todo, e facilitar as tomadas de decisão características de cada ciclo do processo de projeto.

  • Análise crítica dos requisitos e critérios de qualidade de argamassa colante PDF
    • Aluno: Cláudio Oliveira Silva
    • Orientador: Maria Alba Cincotto
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Os métodos de ensaio editados pela ABNT para caracterizar argamassas colantes foram um avanço em termos de normalização do produto e ajudaram a melhorar sua qualidade. Entretanto, os métodos apresentam dispersão expressivamente elevada e especificam condições de ensaios que não condizem com a realidade das condições de campo. Em vista dessas discrepâncias, o presente trabalho analisa a normalização nacional juntamente com a normalização dos principais organismos internacionais. Para avaliar os principais requisitos de desempenho, foram estudadas dez amostras comerciais de argamassa colante. Através da análise dos resultados obtidos são propostas alterações nos métodos de ensaio da normalização da ABNT, como o deslizamento, tempo em aberto teórico e resistência de aderência à tração. Os pontos principais visam à alteração de critérios de desempenho e a condição ambiental de laboratório. Entre as propostas estão: 1) especificação do ensaio deslizamento apenas produtos com esse propósito, 2) a eliminação do requisito resistência de aderência à tração na condição de cura em estufa, 3) novo critério para o requisito de resistência de aderência à tração na condição de cura submersa, 4) especificação de nova faixa de temperatura para a condição de clima quente na avaliação do tempo em aberto teórico e 5) inclusão do método de ensaio de tempo em aberto com a ruptura da película superficial. Além disso, são propostas a incorporação de métodos de ensaios utilizados para avaliação da uniformidade da argamassa durante a produção como: a perda de massa, resíduo em peneira e densidade de massa aparente. Também são propostas alterações na especificação e caracterização do substrato-padrão utilizados nos ensaios.

  • Caracterização e formulação de parâmetros para avaliação de mictórios PDF
    • Aluno: William Schmidt
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    O uso racional da água vem sendo implementado nos centros urbanos como forma de evitar o desperdício e de atenuar os problemas relacionados às limitações das fontes de abastecimento deste insumo. O entendimento do conceito de desenvolvimento sustentável torna o momento propício para o surgimento de novas tecnologias para redução do consumo de água. O desenvolvimento destas tecnologias, aliado à adequação das atividades consumidoras, à conscientização dos usuários e ao pleno domínio e gestão dos sistemas hidráulicos, contribuem sobremaneira para a diminuição das perdas e do desperdício, implicando em significativa redução dos índices de consumo de água. Em se tratando do consumo de água em edificações, os ambientes sanitários têm participação efetiva e, entre os equipamentos hidráulicos que os compõem, os mictórios podem representar elevados índices de consumo. É neste contexto em que se insere o presente trabalho, no qual se procura caracterizar historicamente os mictórios e avaliar as variáveis e os requisitos de desempenho que determinam o seu funcionamento. Entre as tecnologias existentes, aprofunda-se o trabalho naquela que resulta na maior economia de água: o mictório sem água. Finalmente, através da realização de estudo de caso, são determinados parâmetros para avaliação de desempenho do mictório sem água, identificando-se as limitações existentes bem como as vantagens sobre outras tecnologias.

  • Método para rating de volatilidade dos indicadores da qualidade de valores mobiliários resultantes da securitização de empreendimentos de base imobiliária PDF
    • Aluno: Marcelo Vespoli Takaoka
    • Orientador: João da Rocha Lima Júnior
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    A decisão de investir passa, obrigatoriamente, pela percepção do risco e da expectativa de rentabilidade que o investidor reconhece, a partir de dados históricos, de experiência própria e de prognósticos trazidos por especialistas. Nos últimos anos os mercados evoluíram muito rapidamente, dentre eles os de base imobiliária, introduzindo novos produtos, novas formas de comercialização e novos meios de captação de recursos, para adequar demandas, capacidade de produzir e capacidade de pagar. Muitas mudanças estão ocorrendo nos empreendimentos de base imobiliária, e a velocidade com que a demanda destes empreendimentos está sendo gerada e atendida está fazendo com que investidores tradicionais neste mercado estejam perdendo a percepção do risco, dos indicadores da qualidade, e a confiança para investir, principalmente em empreendimentos com longo prazo de maturação, que normalmente é o caso dos investimentos na indústria da Construção Civil. Para acompanhar a rapidez com que estas mudanças estão ocorrendo é necessário criar e fornecer ferramentas ágeis, capazes de gerar informações que possam ser reconhecidas como confiáveis e eficientes para auxiliar os investidores a tomar decisões de forma mais confortável. Este trabalho tem por objetivo analisar e estabelecer um método para rating de valores mobiliários resultantes da securitização de empreendimentos de base imobiliária, apoiado na flutuação das principais variáveis que compõem o ambiente em que está inserido o empreendimento de base imobiliária, com foco na volatilidade dos indicadores da qualidade (taxa interna de retorno; lastro; duration; payback primário; e grau de homogeneidade do fluxo da renda) do título negociado no mercado doméstico, durante o ciclo operacional do empreendimento.

  • Método para a elaboração de projetos para produção de vedações verticais em alvenaria PDF
    • Aluno: Monserrat Dueñas Peña
    • Orientador: Luiz Sergio Franco
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2003

    Na busca da racionalização construtiva e da melhoria da qualidade de seus produtos, muitas empresas vêm se utilizando de projetos para produção, entre eles, os projetos para produção de vedações verticais. O projeto para produção de vedações verticais foi introduzido no mercado da construção civil há aproximadamente 12 anos, a partir de um trabalho de pesquisa da EPUSP em convênio com a ENCOL. Atualmente este projeto é elaborado por um número reduzido de escritórios especializados, tendo como base à experiência profissional de seus diretores técnicos. Apesar de seu destaque no mercado em função de seu potencial de compatibilização e racionalização da produção, este projeto não conta com um método balizador para sua elaboração, sendo a definição deste método o objetivo deste trabalho. O método para a elaboração do projeto de produção de vedações verticais proposto tem como intenção servir como base para os projetistas e como uma ferramenta de controle de qualidade técnica para as empresas contratantes, contribuindo para uma melhoria do processo de gestão da produção do subsistema de vedações verticais.


Anterior Próximo
    1. . .  68    69    70    71    72    73    74    75    76    77  . . . 157