Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

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  • Produtividade da mão-de-obra nos serviços de revestimento interno de paredes e tetos em argamassa e em gesso PDF
    • Aluno: Fanny Mayumi Maeda
    • Orientador: Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    Este trabalho discute a produtividade da mão-de-obra na execução de revestimentos internos de paredes em argamassa e parede e tetos em gesso. Faz-se, inicialmente, uma revisão quanto aos conceitos relativos ao estudo da produtividade e aos conhecimentos sobre a tecnologia e a gestão envolvidos na produção de revestimentos. Em seguida, define-se um método para a apropriação e análise de informações relativas à produtividade nos serviços em estudo. Um extenso levantamento de campo permite a obtenção de dados e sua posterior análise, resultando na disponibilização de um diagnóstico da produtividade da mão-de-obra nos serviços de revestimento interno de paredes e tetos em argamassa e em gesso

  • A influência de obras viárias no valor do solo de imóveis urbanos inseridos no entorno PDF
    • Aluno: José Eduardo Silveira Pelozi
    • Orientador: Witold Zmitrowicz
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    Intervenções públicas no sistema viário urbano podem modificar as condições do mercado imobiliário, em especial no valor do solo da região em que são implantadas obras viárias, principalmente por melhoria da acessibilidade. O presente trabalho reúne, num primeiro momento, bases teóricas, metodologias e normas para estimação do valor do solo urbano, no contexto nacional e em países estrangeiros, destacando-se os agentes que influenciam na formação deste valor, as maneiras como são avaliados, bem como suas relações com o sistema viário, cuja principal função é proporcionar acessibilidade, e ainda como esta pode influenciar no valor do solo, tendo em vista o principal objetivo do trabalho que é atender a influência de uma alteração do sistema viário sobre o valor de solo. Assim, na busca de resultados práticos, através de um estudo de caso, ampliação viária da Av. Faria Lima em São Paulo, um dos mais importantes centros de negócios da capital, é feita a comparação das condições de mercado imobiliário, principalmente do valor do solo, no entorno dos trechos que tiveram seu traçado ampliado, ao norte desta avenida no bairro de Pinheiros e ao sul nos bairros do Itaim e Vila Olímpia, antes e após a conclusão da obra viária; os dados de valor do solo na condição antes da obra foram obtidos através do trabalho de uma Comissão de Peritos Judiciais, nomeada para este fim, pelos juízes da Varas Cíveis da Fazenda Pública Municipal em 1994, para servir nas ações de||desapropriação para a promoção da obra viária, e os valores do solo atuais para as mesmas localidades foram levantados em pesquisa de campo, elaborada pelo autor em 2001, segundo as fundamentações de estimação de valor do solo previamente reunidas neste trabalho. Com base neste estudo de caso e nas formulações teóricas, são discutidas duas hipóteses básicas sobre a influência da obra viária no valor de solo urbano

  • Formulação das condições limites para utilização de ventilação primária e secundária nos sistemas prediais de esgotos sanitários de edifícios residenciais e de escritórios PDF
    • Aluno: Vera Maria Cartana Fernandes
    • Orientador: Orestes Marracini Goncalves
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2002

    Neste trabalho é feito um estudo sobre o comportamento das pressões que se desenvolvem no interior das tubulações de esgotos sanitários nas condições de uso brasileiras, com a finalidade de determinar inicialmente, as condições de utilização do sistema de esgoto sanitários dotado apenas de ventilação primária, e após, constatada a impossibilidade de uso deste, determinar as condições necessárias para a utilização da ventilação secundária, sendo esta realizada por meio de tubulações, ou seja, com ramais e coluna de ventilação, ou com a aplicação de válvulas de admissão de ar. Para alcançar a finalidade pretendida, foram realizados ensaios em três protótipos de sistemas prediais de esgotos sanitários com tipologias brasileiras, onde foram avaliadas as pressões em diversos pontos dos sistemas, como também o comportamento dos fechos hídricos dos desconectores presentes nas instalações. Os protótipos foram ensaiados com diversos arranjos de descarga dos aparelhos sanitários, como também com diferentes tipos de sistema de ventilação, sempre a partir do sistema de esgoto sanitário dotado apenas de ventilação primária. Assim, pretende-se com este trabalho fornecer subsídios para que os projetistas de sistemas prediais de esgotos sanitários possam conceber e dimensionar com maior segurança o subsistema de ventilação, como também utilizar válvulas de admissão de ar em substituição à ventilação secundária realizada com tubulações

  • Avaliação de aditivos superplastificantes base policarboxilatos destinados a concretos de cimento Portland PDF
    • Aluno: Carine Toso Hartmann
    • Orientador: Paulo Roberto do Lago Helene
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    O uso de aditivos superplastificantes é considerado um dos mais importantes avanços na tecnologia de concreto, pois tem permitido, entre outros, a produção de concretos duráveis, de alta resistência e de concretos fluidos. Diversos estudos foram realizados para avaliar o efeito de superplastificantes de primeira e de segunda geração nas propriedades do concreto. Esta dissertação estudou concretos elaborados com aditivos com base de policarboxilatos - conhecidos como de terceira geração - e avaliou seu efeito nas propriedades do concreto fresco e nas propriedades mecânicas e de durabilidade do concreto endurecido. Foram comparados concretos de referência (sem aditivos) e concretos elaborados com quatro diferentes aditivos: dois com base de policarboxilatos (PC), um com base de lignosulfonato (LS) e um com base de naftaleno sulfonato (NS). Foram estudados concretos com abatimentos de 80 mm e 200 mm. As propriedades avaliadas foram: tempos de pega e calor de hidratação em pasta de cimento; manutenção de abatimento e teor de ar aprisionado em concreto fresco; resistência à compressão (7 e 28 dias), módulo de elasticidade (28 dias) e penetração de cloretos (28 dias). Os resultados indicam que as propriedades mecânicas e de durabilidade tendem a melhorar com o uso de aditivos superplastificantes, enquanto o consumo de cimento tende a ser reduzido para uma dada resistência. Os dois PC estudados apresentaram os melhores desempenhos, seguidos pelo NS e pelo LS, nesta||ordem. Os benefícios dos superplastificantes foram maiores nas misturas plásticas (abatimento de 80 mm), nas quais os aditivos foram empregados na dosagem de saturação. Os teores iniciais de ar aprisionado foram consideravelmente maiores para os concretos com aditivos que para os concretos de referência, o que indica que o método e o tempo ótimo de mistura podem ser diferentes daqueles usuais para concretos comuns sem aditivos. ) Os resultados de perda de abatimento para os concretos com PC não confirmaram a expectativa de maior capacidade de manutenção de abatimento. Todos os aditivos provocaram retardo na liberação do calor de hidratação inicial, sendo o efeito do LS muito mais intenso. Contudo, somente os concretos com LS apresentaram perda de resistência significativa

  • Análise de ciclo de vida ambiental aplicada a construção civil PDF
    • Aluno: Juliana de Carvalho
    • Orientador: Vanderley Moacyr John
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    A construção civil é provavelmente uma das maiores responsáveis para a crise ambiental no planeta. O ciclo de vida das construções compreende a produção dos materiais, construção, uso, demolição e reciclagem ou gerenciamento dos resíduos. Avaliando todos os aspectos ambientais envolvidos nas etapas dos processos construtivos seria possível compreender os efeitos ambientais gerados e promover a integração do projeto nas decisões relativas a gestão ambiental de uma obra. Visando a compreensão dos impactos ambientais, neste trabalho foi utilizada a Análise de Ciclo de Vida (ISO 14040) para a comparação entre os cimentos Portland com adição de resíduos, com o objetivo de avaliar os benefícios ambientais da reciclagem. Foi montada uma fábrica fictícia na qual foram avaliados os impactos ambientais em nível global (efeito estufa), níveis regionais (acidificação e consumo energético) e em níveis locais (nutrificação e material particulado), comparando as emissões nacionais com as emissões internacionais. Com base nesta comparação, foi possível avaliar que a reciclagem de resíduos incorporados ao cimento além de resolver o problema de deposição dos resíduos, os torna sub-produtos e diminui os impactos ambientais que os envolvem


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