Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • Vigas pré-moldadas protendidas com aderência posterior PDF
    • Aluno: William Moura Santos
    • Orientador: Jonas Silvestre Medeiros
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    O uso de elementos pré-moldados de concreto é uma prática cada vez mais disseminada nas diversas tipologias de obras de construção. Sua principal vantagem advém do potencial de redução dos prazos de execução e do custo final das obras, aliada à possibilidade de obtenção de peças de melhor qualidade, em função das características inerentes a um processo de produção mais industrializado. Entretanto, mesmo sendo freqüente, no Brasil, a fabricação de vigas pré-moldadas protendidas com aderência posterior, em canteiros de obras de construção pesada, para uso em pontes, viadutos e vias elevadas, é necessária a implementação de melhorias no processo de produção de modo a produzí-las com melhor qualidade. Neste trabalho, a partir da revisão da literatura técnica disponível, de consultas a especialistas e da análise dos métodos construtivos utilizados em seis canteiros de obras, são apresentadas diretrizes e recomendações de projeto e produção, incluindo critérios para melhoria das operações de manuseio e montagem. Espera-se que este conjunto sistematizado de ações possa promover a melhoria do processo de produção de vigas pré-moldadas protendidas com aderência posterior, fabricadas em canteiro de obra, com conseqüente redução dos custos de manutenção e aumento da vida útil das estruturas de concreto que as empregam. Dentre os vários aspectos observados, ressaltam-se os problemas causados por contra flechas excessivas, oriundas principalmente de deformações por fluência e||retração do concreto

  • A utilização de paredes duplas combinadas a outros sistemas de isolamento térmico em envoltórias de edifícios PDF
    • Aluno: Alexandre Tonus
    • Orientador: Racine Tadeu Araujo Prado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    Os fenômenos de transferência de calor são tratados isoladamente e, finalmente, a suas aplicações são feitas matematicamente em cinco diferentes configurações de envoltória. O primeiro fenômeno tratado é a condução de calor em sólidos em regime periódico e se demonstra como é feita essa análise em placas planas multi-camadas, cada uma delas com características físicas específicas. São determinados os fluxos de calor para o ambiente interno do edifício interno do edifício em função das temperaturas do ambiente externo, levando-se em consideração a onda térmica senoidal, o fator de decremento e o atraso de fase. Em outra análise, são mostrados estudos de convecção em placas planas verticais e em espaços confinados e cavidades verticais. São determinados os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies expostas ao ambiente externo e nas expostas ao ambiente interno. Em uma terceira parte são analisados os fenômenos de transferência de calor por radiação em edifícios levando-se em consideração a radiação solar, as radiações absorvidas e emitidas por superfícies planas de paredes verticais e as radiações entre placas duplas. Os fenômenos de convecção e radiação são combinados para os espaços confinados e as resistências térmicas destas são determinadas. Os valores determinados para os coeficientes de convecção e radiação nas superfícies e nas cavidades verticais podem ser então aplicados na formulação matemática para a condução de calor||em regime periódico, de onda se obtém os valores de atenuação e defasagem da onda térmica senoidal

  • Implantação de sistemas de leitura automática de medidores de insumos prediais PDF
    • Aluno: Norberto Rozas
    • Orientador: Racine Tadeu Araujo Prado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    Sistemas baseados em medição automática, conhecidos como Automatic Meter Reading (AMR), têm sido amplamente estudados em vários países. Nos últimos vinte anos, os processos de abertura de mercados incentivam os gerentes de concessionárias a encontrarem formas de redução de custos e melhoria do atendimento. Além disso, a escassez de recursos hídricos e energéticos tende a aumentar o custo destes bens. O desafio da sociedade é racionalizar o uso de energia, sobretudo nos horários de pico e evitar desperdício de água causado por vazamentos e fraudes. Através da instalação de sistemas AMR, as concessionárias de serviços públicos reduzem seus custos de leitura e manutenção, além de melhorar a qualidade do atendimento a seus clientes, oferecendo serviços diferenciados. O desenvolvimento de um programa para instalação de sistema AMR deve considerar aspectos técnicos e econômicos, incluindo os fatores intangíveis. Além disso, também deve-se ter ciência dos aspectos normativos de padronização e regulamentação. Este trabalho reúne informações sobre como iniciar o desenvolvimento de um projeto de sistema AMR. Os resultados foram baseados em pesquisa e verificação de casos em diversos países do mundo

  • Estudo do concreto de alta resistência compactado com rolo para pavimentação PDF
    • Aluno: José Vanderlei de Abreu
    • Orientador: Antonio Domingues de Figueiredo
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2002

    Nos dias atuais, pouco mais de 9% da malha viária brasileira está pavimentada. Isto pode ser atribuído ao baixo investimento destinado à pavimentação no Brasil, principalmente nas últimas duas décadas. Conseqüentemente, ainda há muito o que fazer no tocante à pavimentação de estradas, principalmente estradas secundárias e vicinais além da pavimentação urbana. Em função disso, este trabalho propõe apresentar uma análise de viabilidade do emprego do concreto de alta resistência compactado com rolo (CARCR) como revestimento de pavimentos rígidos. O concreto compactado com rolo (CCR) é uma tecnologia bastante difundida na engenharia civil, tendo sido utilizado em barragens, base e sub-base de pavimentação, porém, sua utilização como revestimento é pouco difundida. Visando analisar a viabilidade de obtenção do CARCR para revestimento de pavimentação, realizou-se este trabalho, utilizando os conceitos consagrados na dosagem do CCR. Neste trabalho foram avaliados parâmetros de dosagem do CARCR produzido com cimento de alta resistência inicial (CPV-ARI), cimento composto com escória (CP II E 32) e cimento de escória alto forno (CP III 32) quanto à resistência a compressão simples, tração na flexão, módulo de deformação, absorção de água e vazios. Os resultados obtidos levam a concluir que é viável a produção deste material (CCRAR) como revestimento de pavimentação para vias urbanas e estradas secundárias. Esta viabilidade é possível pelo próprio método construtivo||do pavimento, que utiliza equipamentos consagrados na pavimentação tradicional (asfáltica)

  • Gestão, cooperação e integração para um novo modelo voltado à qualidade do processo de projeto na construção de edifícios PDF
    • Aluno: Sílvio Burrattino Melhado
    • Orientador:
    • Categoria: Livre docência
    • Ano: 2002

    Nos últimos anos, no Brasil, buscando maior competitividade ou motivadas exclusivamente pela certificação, as empresas construtoras, realizaram grande esforço de padronização de processos para implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em conseqüência, aumentaram as demandas voltadas à gestão do projeto internamente aos contratantes e os projetistas também foram induzidos a mudanças organizacionais como resposta às novas e mais amplas exigências. Esse cenário permitiu o surgimento de novas posturas no relacionamento contratantes-projetistas e a revisão dos conceitos e práticas tradicionalmente adotados. Dentro da realidade de países econômica e socialmente mais evoluídos - como a França, em que foi desenvolvido nosso pós-doutorado - a Construção Civil também vem sofrendo um outro processo de evolução, em busca de maiores eficiência e eficácia. As configurações da construção francesa inspiraram o desenvolvimento de reflexões comparativas e, somando-se a outras pesquisas, levaram-nos à formulação de um novo modelo para a gestão do processo de projeto. Dando continuidade a estudos anteriores e com fundamento nos conceitos de gestão da qualidade, esta Tese reúne uma série de proposições no âmbito dos projetistas, dos contratantes e da organização dos empreendimentos, coordenadas através desse novo modelo de gestão que privilegia a cooperação multidisciplinar e a integração entre os agentes.


Anterior Próximo
    1. . .  78    79    80    81    82    83    84    85    86    87  . . . 157